Pequenos produtores rurais da região aprenderam como melhorar a produtividade (Fotos: Ronaldo Lima)
Palestra sobre pesquisas marcou o encerramento da Expo mandioca do Agreste

Texto de Ronaldo Lima

O Dia de Campo sobre ‘Controle de ervas daninhas’ marcou o encerramento da terceira edição da Expo mandioca do Agreste alagoano, em junqueiro, com a palestra do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, e pesquisador da Empresa Brasileira de pesquisas Agropecuárias (Embrapa).

A estação experimental da mandioca, no povoado Chã da Ponte, foi o local escolhido para a apresentação do resultado das pesquisas de variedades de mandioca, onde os agricultores tiveram a aportunidade de tirar dúvidas e conhecer os estudos.

O secretário de Estado da Agricultura, Antônio Dias Santiago, fez uma palestra sobre a importãncia da tecnologia no crescimento da agricultura brasileira, escolha das áreas de plantio, análise de solo, cuidados com as manivas, sementes e controle de ervas daninhas.

“Transmitimos aos agricultores rurais informações importantes sobre as pesquisas feitas pela Embrapa em junqueiro e que vão ajudar na produção da mandioca na região”, explica o secretário Antônio Santiago.

Para Marizete Sinésio, do município de Feira Grande, O Dia de campo foi muito importante para ela e para suas vizinhas, que puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre o cultivo da mandioca.

“Aprender nunca é demais, e a palestra só vai trazer benefícios para os pequenos produtores rurais que dependem da mandioca”, reconhece dona Marizete.

Josiane Castro, gerente de Pesquisas da Emater, reconhece que o Dia de Campo é um momento de troca de experi~encias para os agricultores e uma oportunidade de conhecimento. “Além da oportunidade de aprendizagem, os pequenos produtores rurais da região passam a ter uma ideia de como melhorar a produtividade”, afirmou Josiane.

Os técnicos da Emater, explica a gerente de pesquisas, auxiliam no acompanhamento e avaliações junto aos agricultores rurais, na mobilização dos eventos de capacitação e na transferência de tecnologia.

O Dia de Campo sobre a cultura da mandioca teve a parceria da Seagri, Sebrae/AL, Fapeal, Embrapa, Federação da Agricultura e prefeitura de Junqueiro.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.