Como as guerras atuais podem interferir na agricultura e pecuária a nível global?

A pretensão desse texto, é elaborar indícios do que pode acontecer em um mundo que enfrenta crises das mais diversas.

Confesso que já andava preocupado com a guerra da Ucrania e da Rússia. Mas a atual guerra entre o Hamas e Israel me deixou também preocupado.

Ontem, assistindo o jornal nacional, escutei a frase de Benjamin Netanyahu: “é algo global”. Isso, pode ser devido a uma disputa de terra que vem sendo travada há milênios. Existe também a questão das diásporas tanto de judeus como de palestinos. Onde muitos desses povos se espalharam pelo mundo (América do Sul, América do Norte, África, Austrália, etc).

Outra notícia que ouvir, também através do jornal nacional, é a relação de crimes envolvendo contaminação em portos. Navios que carregam produtos de origem agrícola, podem ser alvos de terrorismo, ou seja, algo intencional que leva a sabotar as cargas em navios. Esse tipo de terrorismo, pode ser algo químico (até mesmo agrotóxicos), biológicos (microrganismos como: fungos, bactérias, vírus, protozoários, insetos, insetos de grãos armazenados, nematóides, etc).

Muito se fala em inspeção em portos e em navios de cargas. Alguns países são mais rígidos em relação ao tipo de inspeção. Um exemplo, é o Estados Unidos da América.

Na agricultura é pecuária, existe toda uma logística e cadeia de processos que faz chegar na mesa do cidadão, o ALIMENTO.

Em zonas rurais, é cultivado desde grãos, frutíferas, hortaliças, tubérculos, culturas de interesse de modo em geral. Além de criação de animais para obter carne, como os bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves, e muitos outros tipos de criações.

Nas grandes culturas e criações, sintetizando em poucas palavras,  o que existe é mais ou menos assim: Cultivo e criação -> escoamento desses produtos agrícolas através de estradas, rodovias, ruas etc -> chegando até pontos de comercialização (CEASAS ou mercados regionais) ou indo direto para uma indústria havendo uma transformação do produto primário para uma produto manufaturado (exemplo: cana-da-açúcar transformando em açúcar ou álcool, trigo no moinho, sendo moído para até obter farinha de trigo e inúmeros outros produtos. Daí, o escoamento é feito tanto para o território nacional de um país, ou para exportação para outros países. Isso pode ser feito através de carros caminhões, aviões ou de navios.

Geralmente, para exportação ou importação entre países, os portos são fundamentais, onde descarregam e carregam em navios os produtos de origem agropecuária.

Aviões também são usados, mais em um escala muito menor em relação a uma carga de navio.

Na segurança de um país, a exportação é importante, pois, consolida as responsabilidades de uma pais, em relação as suas incumbências e obrigações no que envolve segurança dos alimentos. Já na importação de alimentos, a preocupação é maior, pois a responsabilidade envolve outros países ou regiões. Então o que chega em um país, pode ou não ser alvo de contaminação.

Outro fator importante, é o entendimento que muitas das situações que envolve questões atuais como guerras, migrações humanas, doenças zoonóticas, mudanças climáticas, etc. Estão criando um outro cenário global, que pode-se chamar de nova ordem mundial ou nova estruturação geopolítica mundial.

Mas há algo que temos que estar atentos, mas, muitas das vezes não temos nem o entendimento de como isso ocorre, que é as formas como a guerra é enfrentada. As táticas de guerra atuais, utiliza meios eletrônicos também. Talvés, não seja nem uma guerra específica em si, mas que existe. Exemplo: ataque de ramsowares, boots, vírus eletrônicos, ataque DDoS, ataques que esquentam dispositivos eletrônicos até pifar, etcs. Tudo isso, pode criar obstáculos na cadeia produtiva envolvendo alguma etapa do processo, seja na ação humana ou na falha de dispositivos.

Outra questão que está tona, é o que envolve satélites. A maioria dos produtos são rastreáveis, muitas mercadorias ou safras tem sido rastreados por sinais de GPS. E uma preocupação que envolve satélites, é a corrida armamentista aeroespacial. Existe vários satélites de georreferenciamento, o GPS é o mais utilizado, no entanto, existe outros, como o GLONAS. Potências mundiais tem seus próprios satélites de georreferenciamento, um exemplo é a China, Rússia, Estados Unidos, e países europeus.

No que tange, a satélites, há inúmeros tipos de satélites como funções específicas. Desde grandes satélites para observação espacial ou terrestres, como também nano satélites para comunicação ou transferências de dados.

O mundo é globalizado, existe cabos submarinos que transferes dados para as regiões do planeta, existe satélites, existe torres, etc. Tudo isso, são vulnerabilidades que encontram no território do planeta em meio a um cenário de guerra.

Na verdade, o que existe, é uma preocupação com a segurança alimentar regional e global. E esses assuntos são estratégicos. O Setor agrícola em si, é um assunto de importância global e de interesse coletivo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.