Agroterrorismo – MicroBlog e leitura em voz alta de um artigo no Youtube

Navegando pela internet, achei uma terminologia que não sabia que existia, apesar de desconfiar que o assunto já existia. O assunto é “Agroterrorismo”! Parece assustador não é? Mas é de fato, muito importante destacar um assunto como esse. Ainda mas, hoje, com todo esse cenário de crise (econômica, comercial, ideológica, cultural e social) onde vivemos momentos de incertezas. 

É um perigo silencioso e quase que invisível, pois, agentes biológicos são quase que imperceptíveis.

Para sintetizar aqui no blog, vou deixar o significado da palavra “agroterrorismo”

Significado:O agroterrorismo , também conhecido como agriterrorismo e terrorismo agrícola , é uma tentativa maliciosa de interromper ou destruir a indústria agrícola e / ou o sistema de suprimento de alimentos de uma população através do “uso malicioso de patógenos vegetais ou animais para causar doenças devastadoras nos setores agrícolas”. [1] Está intimamente relacionado aos conceitos de guerra biológica , guerra química e guerra entomológica , exceto realizados por partidos não estatais.Um ataque hostil a um ambiente agrícola, incluindo infra-estruturas e processos, a fim de prejudicar significativamente os interesses políticos nacionais e internacionais.

Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Agro-terrorism

Com o artigo que li, fiquei espantado com relatos de supostos ataques propositais no setor agrícola brasileiro. Com o exemplo de ataques na cultura do cacau na Bahia e o do algodão no Paraná e região do nordeste do Brasil no anos 70.

Recomendo para quem se interessar, pesquisar no google sobre esse tema!

Logo abaixo deixarei um um link e o vídeo no YouTube onde li um artigo sobre o tema.

http://www.recursosgeneticos.org/Recursos/Arquivos/7._Riscos_da_Biossabotagem_Agricultura_Nacional.pdf

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.