Tradição nordestina de plantar milho no Dia de São José foi registrada por reportagem especial

Moradores do assentamento modelo do crédito fundiário em Alagoas, em Joaquim Gomes, participaram da gravação

Texto de Helciane Angélica Santos Pereira

No último domingo (29), no programa Gazeta Rural, da TV Gazeta, filiada à Rede Globo, foi exibida uma reportagem especial sobre a tradição nordestina de plantar o milho no dia de São José. A gravação ocorreu no assentamento Avagan 1, situado no município de Joaquim Gomes, considerado uma unidade produtiva de destaque no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) em Alagoas.

O dia de São José é celebrado em 19 de março e homenageia um dos santos mais venerado pela Igreja Católica em todo o mundo. Trata-se da figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de nazaré ou José, o Carpinteiro, é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

Os assentados beneficiados no PNCF celebram a data mantendo o hábito de cuidar da terra e selecionando grande trechos dos lotes para o cultivo do milho, o fruto mais consumido pela população nos festejos juninos. Com o trator doado há dois anos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) – por meio da indicação do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – o trabalho de erar a terra torna-se mais rápido e produtivo, e com as condições climáticas favoráveis a promessa é de fartura na colheita.

A reportagem possui três minutos de duração. Foram entrevistado os agricultores Severino Gerônimo, Paulo César, Rosalana Camelo e Ailton Tenório; além da assessora técnica do Iteral, Leone Silva, que responde pelos núcleos indígenas e quilombolas, e também coordena o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário.

Para assistir ao vídeo, batsa clicar no link: https://globoplay.globo.com/v/8440233/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar&fbclid=IwAR0ATs52EvaDc3dRsikVcGYjjlE1y9CDvM42LrjvGOmotxj2SYovlNrJELI

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.