genÉTICA e o futuro da agricultura

Gregor Mendel foi um monge da ordem dos agnostianos, considerado o pai da genética. A famosa lei da hereditariedade feita com ervilhas, descoberta por um monge que em sua santa paciência descobriu o que hoje é a base da genética. Na época Gregor Mendel utilizava apenas do uso da observação e de anotações, colhendo informações úteis para ter base científica.

Poi bem, o mundo mudou e hoje temos avanços que nem mesmo Gregor Mendel podia imaginar. Na agricultura o uso de cruzamentos entre espécies diferentes proporcionou o melhoramento genético. A produção elevou para outros patamares e pode-se cultivar de maneira mais conveniente diversos tipos de plantas em determinados ambientes com características específicas.

Depois veio o melhoramento genético a nível biomolecular. A parti daí gerou uma nova era para a agricultura. Não é mais necessário fazer apenas o cruzamento de espécies, agora é utilizado técnicas que altera os genes das platas.

Agora o nome mais importante na engenharia genética se chama CRISPR (em uma palestra o palestrante disse: gravem bem esse nome!)

O mundo em ordem global passa a ser menos previsível. Novas tecnologias mudam o percusso da humanidade e os países passam a ser multilaterais, pois trabalham juntos

em um determinado tema.

Na agricultura o tipo de organização colaborativa é essencial, pois a diversidade do planeta é enorme. Colher informações sobre uma planta ou animal sempre foi a base

da modernização da agricultura. Hoje nem se fala!

Temos um caminho tortuoso pela frente, mas ao mesmo tempo esperançoso. O discurso da ética e surgimento de novos horizontes com base nas novas tecnologias será e já esta sendo um dos temas mais importantes da atualidade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.