CONAB reforça parceria com a Embrapa na oferta de sementes de qualidade e anuncia políticas públicas no Fórum da Agricultura Familiar

Nesta segunda feira, dia 18, a Embrapa Clima Temperado recebeu a visita do presidente Edegar Pretto, da CONAB. O objetivo da visita foi reafirmar a importância da parceria com a Embrapa Clima Temperado bem como identificar possibilidades de trabalhos e ações em conjunto. A Embrapa trabalha com um conjunto de alimentos que fazem parte dos programas de governo, como o PAA e o PNAE, bem como está muito próxima dos produtores rurais e das organizações sociais parceiras dos programas de aquisição de alimentos do governo federal.

Na comitiva do presidente Edegar Pretto estavam a superintendente da instituição no RS, Luzia Rosalina Teixeira, a vereadora Miriam Marroni, de Pelotas, e assessores dos deputados federais Alexandre Lindenmeyer, Mauricio Marcon e deputado estadual Zé Nunes. Na Empresa, a comitiva foi recebida pelo chefe-geral, Waldyr Stumpf Junior, que conduziu a reunião, ao lado dos chefes-adjuntos de P&D, Rosane Martinazzo e, de TT, Leonardo Dutra, assessores e coordenadores técnicos das Estações Experimentais. 

A conversa reafirmou a importância da Embrapa nas ações para o atendimento de políticas públicas, ao oferecer tecnologias que atendam os princípios da agroecologia e da valorização dos sistemas de produção sustentáveis. 

A CONAB inicialmente estava ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) passando agora a vincular-se ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Presidência da Companhia está realizando visitas aos Estados da Federação em que atua para manter diálogo com as pessoas e as entidades.

CONAB reforça parceria com a Embrapa na oferta de sementes de qualidade e anuncia políticas públicas no Fórum da Agricultura Familiar Também administra e mantém seu papel regulador do abastecimento interno, comercializando estoques na entressafra para atenuar as oscilações de preços.

Nas últimas semanas foi assinado um termo de cooperação com a Embrapa para fomento à produção de sementes, as quais serão destinadas para o plantio em áreas destinadas à agricultura familiar. Segundo Edegar Pretto, há uma previsão de cerca de 320 milhões de toneladas de grãos para esta safra no País, voltada para o abastecimento interno e para exportação, o que é importante para a economia nacional, embora a área de produção de alimentos básicos como arroz, feijão e mandioca enfrente uma diminuição de extensão da área plantada, o que tem preocupado o Governo.

Para ele, é preciso encontrar alternativas para os pequenos, médios e grandes produtores que produzem alimentos destinados ao abastecimento interno e que precisam ter sua produção e comercialização garantidas. “Precisamos de sementes de qualidade e garantia de preço mínimo, com financiamento para a produção. Nós queremos potencializar todas as políticas públicas para a Agricultura Familiar, pois o Governo está preocupado com 33 milhões de brasileiros enfrentando fome e milhares que se alimentam de forma inadequada”, afirmou.

“Queremos estabelecer um preço mínimo elevado para a produção de alimentos básicos como o arroz e o feijão e contar com a Embrapa para resgatar as variedades dessas culturas que foram se perdendo ao longo do tempo”, disse. Sobre este item, o coordenador técnico da Estação Experimental Cascata (EEC), João Carlos Costa Gomes, falou que a Empresa entregará um plano de sementes crioulas para a CONAB. 

Outro ponto importante levantado pelo presidente da Companhia é que a Embrapa pode contribuir muito no desenvolvimento de variedades que se adaptem às condições de produção de cada Estado. “A produção de arroz no País, por exemplo, está concentrada na região Sul do Brasil, precisamos de tecnologias que atendam outras regiões para que não haja uma concentração de produção em apenas algumas regiões, mas que todo o território da agricultura familiar seja contemplado”, ressaltou.

Incentivos para a Agricultura Familiar

Além de garantir preços justos e incentivar a produção de alimentos de qualidade,  durante a reunião com representações do Fórum da Agricultura Familiar, nas dependências do auditório da Embrapa Clima Temperado, a CONAB apresentou as possibilidades de inserção dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos diretamente da agricultura familiar e, de forma simultânea, faz chegar à mesa de quem necessita de alimento.

“Vamos reativar as cozinhas comunitárias, que surgiram na pandemia do Covid-19, onde são denominadas de cozinhas solidárias e que serão a partir de agora, reabastecidas com a produção da agricultura familiar, compradas pela CONAB através do PAA. Também as compras institucionais vão passar a contar com 30%, no mínimo, de alimentos para uso nas instituições públicas”, falou.

Segundo ele, a CONAB será um grande cliente de compras de alimentos da agricultura familiar. Ele lembrou ainda que a Companhia está retornando e reestruturando as ações do Programa de Aquisição de Sementes, PA Sementes, importante política pública que vai garantir a recuperação desses espaços. 

Cristiane Betemps (Mtb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa
clima-temperado.imprensa@embrapa.br
Telefone: (53) 3275-8508

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.