São hortaliças, folhosas, raízes e frutas que podem ser comprados diretamente dos agricultores familiares (Fotos: Ascom/Seagri)
Estratégia é gerar oportunidades de negócios aos pequenos produtores rurais

Texto de Ronaldo Lima

O público visitante da Expoagro 2017 tem uma grande oportunidade de conhecer produtor orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, por pequenos produtores rurais de Alagoas. São hortaliças, folhosas, raízes e frutas que podem ser comprados diretamente dos agricultores familiares, no estande montado pela Secretaria de Estado da Agricultura, onde também atendem montado pela Secretaria de Estado da Agricultura, onde também atendem os técnicos da Emater, Adeal e Iteral, estão sendo expostos produtos como as folhosas (Alface, coentro, cebolinha, couve), macaxeira, chuchu, batata doce, além de frutas como abacaxi, maracujá, mamão, laranja, entre outros.

O secretário da Agricultura, pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, fez um visita ao estande, assegurou aos técnicos e pequenos produtores que é muito importante evento como a Expoagro, e que vai fortalecer ainda mais a agricultura familiar. A coordenadora de Agroecologia da Emater, Maria da Guia, informa que atualmente são 110 pequenos agricultores com registros de orgânicos e certificados por auditoria que estão habilitados pela legislação para comercializar seus produtos.

Para o presidente da Emater, Elizeu rego, os produtos orgânicos que estão sendo apresentados durante a Expoagro 2017, no estande da Seagri, visam incentivar o cultivo e consumo, bem como gerar oportunidades de negócios para a agricultura familiar. A agricultura orgânica utiliza fertilizantes naturais, como adubação através de leguminosas fixadoras de nitrogênio, adubo orgânico proveniente de compostagem, minhocultura, manejo de vegetação nativa e rotatividade de culturas, uso racional de água e outras técnicas que sejam adaptáveis à realidade local.

Patrícia Lane, engenheira agrônoma da Emater e que dá assistência técnica no povoado Salobro, em São Sebastião, explica que a produção de orgãnicos conta com o incentivo e o apoio do Governo de Alagoas aos pequenos produtores rurais que integram a Associação Comunitária do Sítio Tabuleiro de dentro.

José dos Santos, de São Sebastião, é um dos que levaram produtos orgânicos para a Expoagro na expectativa de aparecer novas oportunidades de negócios, a exemplo dos produtos comercializados em feiras convencionais, PAA e Pnae. “É uma nova experiência a Expoagro e surge como uma chance de abertura de negócios”, afirma José Santos.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.