Seagri entregou 70 cisternas e mais 210 ovelhas às famílias de pequenos produtores rurais no município de Estrela de Alagoas (Ronaldo Lima)
Foram beneficiadas 70 famílias de pequenos produtores com cisternas de 2° água e mais 210 ovelhas

Texto de Ronaldo Lima

O pequeno produtor rural, João dos Santos, foi um dos beneficiados no município de Estrela de Alagoas com um cisterna de tecnologia de 2° Água, de capacidade para 52 mil litros, e mais três ovelhas, pelo programa Caráter Produtivo. A ação é um parceria entre o governo federal e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, pecuária, pesca e Aquicultura (Seagri).

Por intermédio da Superintendência de inclusão produtiva, a Secretaria de Estado da Agricultura fez a entrega de 70 cisternas às famílias de pequenos produtores rurais e mais 210 ovelhas, com investimentos de R$ milões no município de estrela de Alagoas.

Como explica o coordenador estadual do programa de Cisternas da Seagri, Denis Calheiros, cada família beneficiada com uma cisterna tipo calçadão (tesnologia de 2ª água) tem direito a caráter produtivo, no valor de mil reais, e os beneficiários, em razão de boa quantidade de chuvas ocorrida na região, optou por receber animais para criação.

Para o secretário da Agricultura, pecuária, pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, a ação do Governo de Alagoas tem como objetivo garantir o acesso de mais famílias agricultoras à água para produção e comercialização de alimentos, oferecendo condições de dignidade ao homem do campo.

“Esses investimentos, além de beneficiar milhares de pequenos agricultores do Seárido e Agreste alagoano, fortalecem ainda mais a agricultura familiar no estado”, reconhece Santiago, gestor da Seagri.

Santiago destaca também que o caráter produtivo é mais um recurso extra pelo qual cada família poderá investir em alguma atividade da agricultura familiar mais apropriada à sua realidade, no caso de Estrela de Alagoas, foram entregues pequenos animais.

O Agricultor João dos Santos, do povoado Ipueiras, recebeu em 2014 os animais, falou que hoje ele tem 15, que serve para o alimento da família, comercialização. “Esse benefício do governo só traz alegria para os moradores e garante uma renda a mais para nós”, comemora ‘seu’ João.

Em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, O Governo de Alagoas ainda vai construir no município de Estrela de Alagoas, mais 100 cisternas calçadas com capacidade para armazenar 52 mil litros de água.

Em Alagoas, segundo dados da Coodenação Estadual do programa da Seagri, já foram construídas 2.193 de cisternas calçadão, e a meta do governo é entregar mais 1.115 cisternas calçadão no semiárido alagoano, com investimento de R$ 15 milhões.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.