Equipes técnicas da Emater e Embrapa fizeram visitas de campo para escolha do local ideal para implantação das URTs Fotos: Ascom/Emater
Unidades de Referência Tecnológica serão implantadas para estimular cultivo qualificado do fruto

Texto de Sâmia Laços

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de sergipe, desenvolve as últimas etapas para implantação de unidades de Referência Tecnológica (URT) para revitalização dos coqueirais alagoanos.

O projeto atende à demanda apresentada pelos produtores de coco de Alagoas e integra as ações do governo para recuperação do segmento. Neste caso, o intuito é implantar áreas mais produtivas e tecnificadas utilizando todas as condições favoráveis para o cultivo do fruto, servindo como referência para o produtor.

A gerente de Pesquisa e Inovação tecnológica da Emater, Joseani Castro, explica que a implantação das URTs chega como alternativa para estimular o uso de tecnologias que garantam o crescimento qualificado dos coqueirais.

“Poucos conseguem cultivar o fruto de maneira tecnificada, por isso os cocoicultores nos procuram para que contribuíssemos com iniciativas que pudessem mudar essa realidade. Buscamos, então, o auxílio da Embrapa Sergipe que já possui tecnologias para desenvolver esse trabalho com coqueiros”, afirmou.

O projeto engloba os litorais norte e sul do estado, onde a cultura é predominante. Neste primeira etapa, a URT será implantada no litoral sul, onde a equipe de pesquisa encontrou condições mais favoráveis para o início imediato do trabalho e todas as etapas, bem como técnicas utilizadas, poderão ser acompanhadas pelos produtores.

A última reunião do grupo de trabalho, que conta também com o apoio da cooperativa Pindorama, aconteceu na primeira semana de abril com a apresentação do esboço do projeto junto aos cocoicultores para adptação de acordo com as necessidades indentificadas.

No próximo encontro, que deve acontecer ainda em abril, Emater e Embrapa apresentam o projeto final elaborado pelos pesquisadores para início da etapa prática da implantação.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.