Seminário é aberto ao público e será até a quarta-feira, 29 Ascom Seagri
Evento é uma iniciativa da Seagri e conta com a participação de pesquisadores da Embrapa e da Ufal

Texto de Ronaldo Lima

Com a ofernta de cursos de milho e soja, em Maceió e Arapiraca, a participação de pesquisadores da Embrapa e da Ufal, tem sequência nesta terça-feira (28), no auditório da Federação da Agricultura, no Jaraguá, o segundo Seminário Alagoano de Grãos. O evento é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Aberto ao público, o Seminário tem ainda a parceria do Sebrae/AL e da Federação da Agricultura de Alagoas, oferecendo aos participantes palestras, debates e cursos de milho e soja, em Maceió e Arapiraca.

Como explica o secretário da agricultura, Pecuáris, pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a iniciativa do Governo de Alagoas em realizar esses cursos visa oferecer aos pecuaristas mais uma opção para a integração com a pastagem, lavoura e floresta. “O seminário passa a ser um momento para que os pecuaristas se capacitem e possam ter condições para criar um ambiente melhor para seus animais”, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos.

José Rangel, pesquisador da Embrapa e um dos palestrantes, explica que transmitir aos participantes os conceitos básicos sobre o sistema de integraçãolavoura, pecuária e floresta para melhor aproveitamento dentro do segmento.

“Trata-se de uma técnica bastante disseminada em outras regiões e que também vai ser aproveitada aqui em Alagoas”, assegura o pesquisador da Embrapa.

O presidente da Federação da Agricultura de Alagoas, Álvaro Almeida, reconhece que a iniciativa da Seagri é de grande relevância, pela importância do tema para os produtores e que ações como essas sempre serão apoiada pela Federação. “Isso demonstra o papel que desempenha hoje em Alagoas, a comissão de grão formada pela Secretaria da Agricultura do estado”, reconhece Álvaro Almeida.

O Seminário, como informa o coordenador da comissão de grãos Hibernon Cavalcante, é mostrar aos produtores de Alagoas, a oportunidade da produção de grãos (milho e soja) não apenas para o abastecimento do mercado interno, como também para exportação.

Os participantes terão a oportunidade ainda de acompanhar, nesta terça (28), os cursos sobre a cultura do milho e todos os aspectos relacionados à cultura, bem como sobre as culturas de soja, no auditório da Federação da Agricultura, Em Maceió.

Em Arapiraca, o Seminário de Grãos acontece nos dias 29 (quinta) e 30 (sexta) de abril, onde também serão realizados os cursos sobre milho e soja.

O evento será aberto aos profissionais, técnicos, produtores e estudantes.

Fonte: Agência Alagoas

Enviado por David Gomes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.