Trabalho de assistência técnica e extensão rural é elogiado em seminário que tratou sobre a qualidade dos grãos de arroz no Baixo São Francisco

Texto de Carlos Victor Costa

O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) recebeu o reconhecimento da Compainha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Penedo, durante seminário sobre a qualidade de grãos produzidos no Baixo São Francisco alagono.

O superintendente da Codevasf, Antonio Nelson, destacou a importância da assistência técnica para o desenvolvimento das cadeias produtivas em todas as regiões, acrescentando a companhia tem dois perímetros irrigados na região do Baixo São Francisco alagoano, onde ocorre a maior produção de arroz do Estado.

Sobre a presença da Emater no seminário, Antonio disse acreditar que o órgão estadual tem um papel fundamental nesse processo da produção e na qualidade do grão.

“A assistência técnica dá mais tranquilidade ao agricultor. Com esse conjunto de ações, que envolve a Codevasf, com a infraestrutura; a Embrapa, desenvolvendo o trabalho de melhoramento das sementes; o produtor, com a capacidade de produção; e a própria Emater, com o acompanhamento técnico, conseguimos fechar o ciclo, fazendo com que o sistema produtivo se complete”, salientou o superintendente.

De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Lineu Alberto, a empresa desenvolve um pesquisa tecnológica e tem o papel de transferir as tecnologias. Para essa transferência, segundo ele, é fundamental que se tenha o apoio da Emater, com o trabalho da rede de assistência técnica de extensão rural.

“A Emater tem uma importância essencial para que tudo ocorra perfeitamente. A equipe técnica que atua no campo é muito importante, pois ela estará preparada para conhecer as novas tecnologias e levar o apreendizado para o agricultor”, destacou Lineu Alberto.

A assistência técnica e extensão rural da Emater tem como foco de trabalho o resgate, promoção, articulação e o apoio às iniciativas no campo da agroecologia, a partir de ações voltadas para agricultura familiar de base acológica, garantindo aos agricultores interessados conhecimentos que lhes possibilitem obter alimentos orgânicos que contribuam para o equilíbrio do meio ambiente.

A região do Baixo São Francisco tem um clima bastante propício para o desenvolvimento da cultura do arroz. Porém, a rizicultura na região vem passando por alguns problemas, devido à baixa qualidade de grãos de parte da produção.

Por esse motivo, a Emater teve uma participação importante no seminário como interlocutor para buscar uma solução de conseguir grãos de arroz com uma qualidade melhor.

Fonte: Agência Alagoas

Foto: Região do Baixo São Francisco tem um clima bastante propício para o desenvolvimento da cultura do arroz (Divulgação)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.