O AGRO estuda o solo e a terra, consequentemente, estuda a sismologia (Motivação: Afundamento de Maceió*) Anti-desinformação

Olá! tudo bem? Resolvi fazer um blog hoje, meio que não habitual. É um blog com atitude de uma pessoa que mora ao entorno da região da mineração nos bairros afetados na cidade de Maceió.

Combater a desinformação é algo difícil, e o papel dos meios de comunicação é de suma importância para explanar e compreender os fatos.

Uma questão que acontece hoje em dia, com o advento da internet e dos meios de comunicação em massa, é a chegada da informação em zonas e regiões que muitas das vezes não chegaria. Mas ao mesmo tempo, hoje em dia, acontece algo surreal. É o indivíduo está próximo do fato ou do ocorrido e não saber o que está acontecendo. Exemplo: pode acontecer algo com meu vizinho(a) e eu não saber.

Também, existe a possibilidade de pessoas de outros lugares (países ou continentes) que sabem com mais precisão do que a própria pessoa em determinada região.

A onde quero chegar com esse blog?

É indicar sites que levem o acesso a informação sobre a sismologia, seja pontos de tremores demarcados geograficamente ou dados e informações da sismologia local e globalmente.

“Algo importante: hoje, 18/12/2023, não possuo informações do que realmente está acontecendo aqui perto de casa. E acredito que as próprias pessoas que moram aqui em Maceió também não sabem.”

Para divulgar esse blog com riqueza de links, parto do princípio que cursei e passei nas disciplinas em Agronomia e Zootecnia que envolve no mínimo, um pouco sobre o assunto. Posso não ter a formação nem em Agronomia nem em Zootecnia, mas tenho as disciplinas cursadas como um caminho já pavimentado, no qual, posso desenvolver o meu próprio posicionamento sobre determinados assuntos, inclusive divulgar.

Na Agronomia, por exemplo tem um livro muito indicado que é “Decifrando a terra”, livro sob a visão do estudo do solo e da terra como um todo.

OBS: não quero dar uma de Steve Joobs, mas não vou deixar meu conhecimento adquirido sem ser compartilhado.

Há muitos anos, acompanho o site www.painelglobal.com.br para monitorar o globo terrestre e o sol. Que por sinal, é muito importante.

ADENDO: fico perplexo como Alagoas não tinha ou tem, um sismógrafo que é algo razoavelmente simples. Tem que buscar de fontes de outras Universidades fora de Alagoas.

Imagem de como é um sismógrafo:

Estrutura de um sismógrafo simples
Sismógrafo mais moderno

Semana passada, acessei dois sites. Um da USP e ouro da Universidade Federal de Brasília e observei os registros no mapa com as coordenadas, onde teve abalos sísmicos. Mas, do meu ponto de vista, somente esses dois sites não vão explanar o assunto de maneira CLARA.

Mas hoje, naveguei pela internet e encontrei esses sites sobre sismologia que também são bons e vão abrir a mente de muitos dos que acessarem.

Nessa área, de acordo com um livro de computação chamado “A catedral e o bazar” sou um beta, e divulgo logo.

E também será útil como ferramenta no estudo e observação do solo e do sedimento contidos nos bairros afetados.

Espero que esses link com os respectivos site sobre sismologia possam ajudar a entender e decifrar o que estar acontecendo aqui em Maceió. É um blog de utilidade pública.

A pergunta é? Maceió realmente está afundando? Convido você leitor do blog a acessar também os sites e explorar a sismologia e ajudar a compreender o que de fato está acontecendo aqui em maceió!

Muitas pessoas querem respostas no imediatismo, mas creio que alguns assuntos e informações e até mesmo dados, são necessário um tempo para compreender.

Exemplo: se eu não sei a resposta de agora quando alguém quer, eu digo, eu vou estudar sua indagação e quando compreender, respondo. “ACREDITO QUE SEJA, O QUE OS EMPENHADOS NO ASSUNTO, ESTÃO BUSCANDO”.

Mas se essa região de Maceió está mesmo com o risco ou o perigo de afundar (desabar) é necessário respostas de imediato!

OBS: utilizei essa imagem como principal, por achar interessante o fato de ter um vaso com a abertura para baixo. Aqui em casa tem um vaso desse feito de barro igual, e hoje, coloquei ele na mesma posição. Creio que esse vaso, cria ressonância. E desde o Egito antigo, os sábios entendiam isso.

Incentivo a você! Adquira um vaso desses e coloque ele de baixo para cima! Nos mercados de produções ou artesanato vende.

Achei todos esses links nesse site! www.cenc.ac.cn

Para compreender o título do blog, é necessário ler até aqui.

Assistam o vídeo no final da página! Muito bom!

Sites link relacionados a sismologia

FDSN: International Federation of Digital Seismograph Networks

Global Seismographic Network | SAGE (iris.edu)

iugg1919 – YouTube

Home | IASPEI

International Seismological Centre (isc.ac.uk)

EMSC – European-Mediterranean Seismological Centre (emsc-csem.org)

SED | Home (ethz.ch)

SAGE (iris.edu)

Earthquake Hazards Program | U.S. Geological Survey (usgs.gov)

速报机器人历史地震查询页面 (eqweixin.sinaapp.com)

@中国地震台网速报 的个人主页 – 微博 (weibo.com)

Com mapas geográficos:

Seismic Monitor – Recent earthquakes on a world map and much more. (iris.edu)

Latest Earthquakes (usgs.gov)

Imagens dos sites:

Vídeo interessante sobre sismologia e estudos da terra.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.