Elaboração de NFTs para o meio rural inseridas em contextos múltiplos em economia e educação

Hoje, no AGRO, existe uma ampla gama de mídias que podem ser utilizadas para divulgar conteúdos. Muitos são os atores que fazem esse tipo divulgação com ou sem a finalidade de obter ganhos financeiros.

Antes de tudo, gostaria de falar sobre o início da internet, e eu pertencendo a geração dos anos 90, falo com propriedade que tudo o que a gente consumiu pela internet era de graça. Fazer downloads de MP3 (músicas), downloads de imagens para papel de parede, jogos digitais, livros, acessar sites de notícias, obter programas (softwares), ringtones para celulares, etc.

Está chegando o ano de 2024, e como vemos o mundo perante ao ambiente da internet?

Percebo que muitos dos sites de notícias por exemplo, só é possível ler um trecho de uma matéria, a continuação tem que ser paga via transferência de sistemas financeiros virtuais.

Mas o que é NFTs? A sigla significa: non-fungible-token e em português token não fungível.

Confesso que não entendo profundamente o que é essa nova nomeclatura que está sendo inserida no meio digital, mas procuro explorar o entendimento.

Mas o que seria um NFTs na prática? É uma arte ou elaboração de conteúdos digitais feita a partir de programas como o Photoshop, Ilustrattor, Corel Draw, etcs que tenha uma função não só como arte em si, mas como finalidade de instruir ou educar.

Quando posso, sempre faço algumas artes educativas e insiro em ambiente ou plataformas digitais como o próprio site do Agro Interação e o Instagram.

Aqui no site tem uma espaço reservado para isso, que entrando no menu “postagens da rede” é possível visualizar.

Agora de um ponto de vista meu, quando o conteúdo que se cria não gera lucro, mas é postado na aldeia global da internet, o UNIVERSO converge com o criador do conteúdo de maneira benéfica!

Poderia citar alguns autores importantes nesse contexto, como o filósofo Pierre Levy no quesito da cibercultura, o pedagogo Paulo Freire (em âmbito de extensão rural a distância), Richard Stallman como um olhar de prudência a ganância dos sistemas digitais, etc.

Tudo isso, é por incrível que pareça, é um ambiente a ser explorado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.