Embrapa lança capacitação virtual gratuita sobre bolos tradicionais de Alagoas

Valorizar a tradição e promover o ofício das boleiras do Estado de Alagoas são os principais objetivos da capacitação virtual gratuita “Resgate histórico das receitas de bolos e do ofício de Boleiras” que a Embrapa lança no dia 3/10, na plataforma e-campo.” O curso é destinado a mulheres e homens que produzem bolos artesanais à base de mandioca, milho, coco e açúcar, e demais interessados.

A capacitação terá nove módulos independentes que serão lançados semanalmente até o dia 28/11, e foi construída a partir das oficinas ministradas presencialmente entre 2022 e 2023, nos municípios de Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió.

As oficinas fizeram parte do projeto Boleiras das Alagoas, coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios com recursos do fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), no âmbito do Projeto Dom Helder Câmera II (PDHC).

“O curso é fruto de uma parceria com o Instituto federal de Alagoas (IFAL), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o Bioativo Consultoria”, explica a pesquisadora Patrícia Bustamante, da Embrapa Alimentos e Territórios.

O conteúdo traz imagens das visitas que foram feitas às residências das boleiras de Alagoas, mostrando os locais de produção de bolos e todo o contexto cultural onde é cultivada e mantida a tradição de receitas como do bolo massa puba, bolo de macaxeira e o pé-de-moleque, assado na folha da bananeira.

“Os temas abordam desde a história dos bolos artesanais, passando por aspectos de saúde e bem-estar, até a importância da integração com redes de turismo comunitárias nacionais e internacionais. É um curso vivencial”, explica Bustamante.

Os vídeos trazem depoimento sobre o processo de produção das próprias boleiras, que criam no mês de julho a Rede de Boleiras e Boleiros das Alagoas, que tem entre seus objetivos fortalecer, preservar e valorizar o ofício de fazer bolos como forma de expressão cultural.

“Quem assistir o curso vai se sentir dentro da sala de aula, junto com as boleiras que já foram capacitadas. Não é uma aula formal, é uma troca de experiências, uma vivência que as boleiras já tiveram, uma forma inovadora de adquirir conhecimento e novas experiências”, relata Ivanilda Higino de Almeida (foto), boleira do município de Pão de Açúcar e coordenadora da rede de Boleiras e Boleiros das Alagoas.

Boleira chamada Ivanilda Higino de Almeida

Marcelo Beltrão, presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), agradece a participação dos municípios, inclusive daqueles que não estão vinculados diretamente ao Consórcio, mas que contribuíram para a construção do curso. Beltrão enfatiza que a formação é mais um passo para a elaboração de ações que valorizem e incentive boleiros e boleiras em todo o estado.

“É preciso pensar ainda na execução de políticas públicas que deem visibilidade e condições para a execução do trabalho desses profissionais, bem como na formação de novas gerações de boleiras e boleiros, especialmente daquelas comunidades em que a produção culinária já é uma tradição centenária”, completo o gestor.

Conheça o conteúdo de cada módulo

O módulo 1 trata do resgate histórico das receitas de bolos e do ofício de Boleiras e traz subsídios para a compreensão do valor que pode ser agregado a esse ofício quando o consideramos como prática cultural.

No módulo 2, o tema será a segurança dos alimentos. Serão informadas as boas práticas na fabricação de bolos artesanais e trabalhadas a compreensão do conceito de alimento seguro, diferenciando os principais tipos de contaminação e disseminando as boas práticas para a fabricação de alimentos.

No módulo 3, são tratadas questões relacionadas à ergonomia a saúde na produção de bolos, com o objetivo de identificar e prevenir os riscos do ofício a partir do planejamento de fornos adequados, por exemplo.

No módulo 4 serão ensinados os conceitos e operações matemáticas necessárias para o cálculo de custo dos ingredientes na fabricação de bolos artesanais.

O módulo 5 conhecimentos sobre a função de cada ingrediente dos bolos e substituições possíveis, bem como as embalagens adequadas e as informações que devem constar nos rótulos dos alimentos.

No módulo 6 serão abordadas as formas de organização possíveis, desde o plantio da mandioca até o produto alimentar final (bolo) entregue para a merenda escolar, com ênfase na experiência da Associação Quilombolas Guaxinim (Cacimbinhas – AL).

O módulo 8 apresenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e debate como ele pode ser uma das opções de mercado para boleiras e boleiros, as diferenças entre alimento in natura e industrializado, e noções de legislação que define agricultores familiares e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

No módulo 9, são compartilhadas informações sobre redes de turismo, seus efeitos e consequências, possibilidades de atuação no turismo e exemplos de práticas já realizadas em territórios de comunidades tradicionais.

Acompanhe os lançamentos:

03/10: Módulo 1. Resgate Histórico das receitas de bolos e do ofício de Boleiras
10/10: Módulo 2. Segurança do alimento
17/10: Módulo 3. Ergonomia e saúde na produção de bolos
24/10: Módulo 4. Matemática financeira básica
31/10: Módulo 5. Bolos tradicionais: ingredientes, equipamentos, embalagens/rotulagem
07/11: Módulo 6. Formas de organização: individual e coletivas
14/11: Módulo 7. Cooperativas/moeda social
21/11: Módulo 8. Ampliação de mercado
28/11: Módulo 9. Inserção dos bolos e boleiras das Alagoas em redes de turismo comunitário

Sobre o curso

O curso tem duração total de 36 horas e é distribuído em nove módulos que abordam desde a importância de valorização do modo de fazer bolos como um ofício ligado ao patrimônio cultural, passando por questões sanitárias, segurança de alimentos e aspectos ergonômicos da profissão.

As inscrições para o primeiro módulo serão abertas no dia 03/10 e ficarão disponíveis por tempo indeterminado. O aluno poderá fazer a capacitação no tempo que desejar, e receberá um certificado ao final de cada módulo, após obter pelo menos 50% de acerto na avaliação de aprendizagem, preencher a avaliação de satisfação e o perfil do participante. Para os que completarem todos os módulos, será emitido um certificado especial.

A capacitação virtual sobre bolos tradicionais de Alagoas é uma realização da Embrapa Alimentos e Territórios e conta com o apoio de prefeituras municipais de Alagoas e do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). Os vídeos foram produzidos pelo técnico Elias Rodrigues, da Embrapa Alimentos e Territórios.

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.