Alagoas possui mais de 20 mil estabelecimentos agropecuários produzindo mandioca

Assunto foi discutido pela Seagri na retomada da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca

Tatiane Gomes/Ascom Seagri

Alagoas possui mais de 20 mil estabelecimentos agropecuários produzindo mandioca. Os  dados são do último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, sendo 86% da agricultura familiar. 

O assunto foi discutido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) que  retomou, na quarta-feira (7), as reuniões da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados, reunindo instituições, cooperativas e associações para discutir estratégias de fortalecimento do setor da mandiocultura alagoano. 

A secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Monteiro, participou da reunião representando a secretária de Estado de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, e explicou que esse momento é importante para fomentar o setor da mandiocultura em Alagoas, discutindo ideias de promoção e desenvolvimento dos produtores, com possibilidade de expandir o mercado.  “Foram sete anos com as atividades da Câmara Setorial paradas. A Seagri vai agir como facilitadora no processo de fortalecimento desta cadeia produtiva tão importante para nosso Estado. Neste ambiente, temos reunidos membros dos governos estadual e federal, setor produtivo e cooperativista”, ressaltou a secretária executiva de Agricultura Familiar. 

O atual cenário da mandiocultura em Alagoas foi apresentado pelo presidente da Cooperagro e o último presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloizio Lopes. “A gente está satisfeito com essa retomada sendo realizada na gestão do governador Paulo Dantas e da secretária Carla Dantas. Com esse instrumento, teremos mais visibilidade para os produtores para que possam participar das discussões sobre a cadeia produtiva. Recebemos uma indústria em 2021 para beneficiamento de fécula e vamos receber outra em breve. Isso mostra a relevância do setor para a economia do nosso Estado”, ressaltou Lopes. 

Entre as pautas da reunião, a eleição da nova presidência do biênio 2023/2025 da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados também foi definida. O novo presidente é Aldo Viturino, da Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (Coopal). “Espero fazer um trabalho de retomada e continuidade dos projetos já executados. Conto com o apoio de todos envolvidos para que juntos possamos desenvolver novos projetos e fortalecer o setor”, afirmou Aldo Viturino. 

Também participaram da reunião o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, da Secretaria de Estado de de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedics), Adalberon Sá; representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Emater Alagoas, da Empraba, entre outros representantes.

Fonte: Secom AL

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.