Blog: diário de campo: de volta a vida no campo – parte 30

Olá, estou escrevendo o blog número 30. UFA! Cheguei ao Blog da trigésima casa! Para mim já é algo de grande valor, as vezes me sinto como um explorador (daqueles bem antigos, que iam para lugarem longícuos, em busca de algo novo). No meu caso, e também da minha família, buscamos algo mais ao nosso alcance. Desse ponto de vista nosso, vemos a exploração de diversos modos. Seja uma planta diferente, um inseto ainda não catalogado taxonomicamente, uma região onde tem formações de pedras exóticas etc..

O uso de aparelhos que possam captar imagens sempre foi importante, hoje, temos ao nosso alcance, um dispositivo chamado de smatrphone que nada mais é do que um computador portátio sofisticado. Bom, uma opnião minha, ainda não domino 100% esse aparelho chamado de smartphone. Acho entre outras coisas difíceis de operar, a maneira que lidamos com ergonomia usando esse aparelho.

No Blog anterior, retratei um pouco sobre questões de emissões e repção de sinais que estamos inserios. O smartphone capta e emite muito desses sinais. Percebo, que nosso corpo biológico as vezes não se adapta a tanta radiação, eleteomagnetismo, energia elétrica etc. No centros urbanos há um emaranhamento desses sinais com mais intensidade. Na zona rural esses sinais é mais brando.

Bom, mais adiante posso me aprofundar de maneira científica ou filosófica sobre esse assunto.

Voltando ao ponto da questão em “explorar” muitos humanos exploram o espaço geográfico através de viagens de negócios ou turismo.

Esses relatos ou diários aqui no Agro Interação é uma espécie de comunicação de exploradores. E hoje, com o uso da internet, o globo terrestre (nosso planeta azul) se tornou uma aldeia global.

Na atualidade (ano de 2023 – , existe uma exploração do espaço sideral) mas acredito que isso não esteja ao meu alcance, pelo menos no sentido de ir com meu corpo biológico. Mas posso até acompanhar via videos, fotos, notícias etc essa corrida espacial.

Gosto do planeta terra, tem lugares incríveis, sabores de comidas diversas, músicas, artes das mais variadas possíveis.

Mas a onde quero chegar com esse blog número 30?

É o fato de olhar de um ponto de vista mais regional, mais interno, no sentido que axiste ainda muito há ser descoberto ou redescoberto em nossa regiões de origem.

Quantos pássaros que passam por nós e cantam não sabemos o nome?

Quantas fontes de águas ainda não tivemos a oportunidade de beber?

Quantas vezes não olhamos para o céu e não lembramos que existe núvens, uma estrela celestial chamada sol, um satélite natural chamado lua, estrelas, enfim, uma extensão da natureza. O cosmos!

Decifrar a natureza é algo instigante, saber que na folhas existe estômatos que abrem e se fecham em períodos de sol e de noite, emitindo oxigênio e absorvendo gás carbônico. Que existe toda uma fisiologia ocorrendo 24 horas por dias. É a raiz captando água e nutrientes, transcorrendo pelo xilemas, sendo sintetizado, voltando pelo floema como seiva bruta etc…

Há muitas coisas a serem decifradas ainda!

A VIDA NESSE PLANETA SÓ FAZ SENTIDO, QUANDO GOSTAMOS DELE!

PLATAFORMAS essa (site) YouTube, Instagram etc possibilitam explorar ps ambientes do nosso globo de maneira que fique registrado e que se interessar tem o acesso a tudo isso.

Hoje em dia, todos nós somos atores e telespectadores nessa mundo cheio de possibilidades. O smartphone é o que alavancou isso de uma maneira jamais vista!

Foram-se criando espécies de portais!

Sim! Considero o smatrphone como uma tecnologia tipo do filme STARGATE! ???

E isso está em nossas mãos! É acreditável porque nós usamos, mas não temos em muitas das vezes, a percepção e consciência disso!

Como de costume, faço sempre um relato das atividades que faço ma propriedade anum em Flexeiras/Joaquim Gomes Alagoas.

Nesses dias que fiquei lá com minha mãe, fiz algumas atividade.

Capinei, fiz vistorias de cercas, fui a floresta, visitei a seu Zé e família etc…

Vou disponibilizar algumas fotos desses dias que passei por lá!

Fotos:

Dia que levaram o gado vendido – estava presente no dia – Gado com a marca PGJ
Vistoriando cercas
Vista mais ampla da fazenda Anum
Região bonita com várias pedras
Eu na foto nessa região
Formação de rochas: granito, quartzo, feldspatos, mica
Pedra com tons avermelhados (acredito ser minério de ferro) observação: ano passado levei uma pedra dessa para o laboratório do CECA – Centro de Ciências Agrárias – UFAL para a professora Regla no laboratório de solos.
Dia de capinar, encontrando um sinal de esperança! Do lado garrafa de água e banana como lanche
Local que conseguir capinar – ao lado da gameleira
Ao lado da gameleira – tentativa de coroar toda a gameleira
Essa parte do esterco está reservada com o intuito de curtir mais. A época de sol está chegando agora. Ainda está muito húmido

O Ronaldo por esses dias foi também capinar e fazer alguns serviços de campo.

Nilda vez uma visita a minha mãe

Wenison ficou por lá esses dias, também durante a venda do gado.

Bom é isso, vou teeminando o blog por hoje.

Abraço e até mas!

David Gomes Jatobá

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.