Pesquisa de mercado, o acompanhamento de cotações/commodities em Alagoas

Uma área que sempre foi usada na agricultura e pecuária é a área do comércio que envolve a coleta e pesquisa de mercado.

Acredito que em todos os Estados, existe alguma entidade que coleta e disponibiliza os preços do setor agropecuário. Aqui em nosso Estado de Alagoas a entidade que faz esse tipo de serviço é a FAEAL.

Quando iniciei o portal do Agro Interação em 2009, sempre coletei a partir do site da Faeal.

Essa parte que fica disponibilizada em sites, jornais, ou até mesmo em aplicativos é muito útil e importante para o setor ou até mesmo para quem acompanha o mercado.

Existe hoje, algumas empresas, que criam uma espécie de painel ou tela de trabalho que fornece em uma tela de computador, smartphone ou tabletes (gráficos, tabelas, dados, informações, textos, registros de plantações e criações de animais, etc).

O produtor rural ou o fazendeiro que possui esse tipos de ferramentas, está acompanhando o mercado de modo que se adapta ao progresso da agricultura e pecuária.

Existe em contrapartida, a esperteza ou o improviso em algumas áreas desse setor, onde o ato de pensar ou registrar com uma caneta no papel é também uma modalidade de comércio tradicional.

Algumas observações são importantes de ser frisadas. Alguma cotações são diferentes no sentido de ser calculada. Um exemplo é a cana de açúcar, que passou de fardos de cana para o ATR que significa Açúcar Total Reaproveitado, que é quantificado não pelos fardos da cana, mas pelo teor de sacarose. também existe além das unidades meditas mais conhecidas, exista uma que as vezes é pouco compreendida entre os que não são do ramo da pecuária, que é a Arroba (@). Uma arroba vale 30 um 15 Kg? A carcaça leva em conta?

Algumas medidas para ser utilizadas em cotações/comércio é necessário uma compreensão maior do que as unidades medidas aprendidas em época escolar.

Logo abaixo, vou disponibilizar duas imagem. Um como a tabela de preço (2009, 2015 e 2023) e um print do site (portal) do Agro Interação no ano de 2009, já constando em uma área reservada para as cotações de preços da agricultura e pecuária no Estado de Alagoas.

Print do portal Agro Interação no ano de 2009 já possuindo área reservada para cotações de preços

Por David Gomes Jatobá

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.