BLOG: DIÁRIO DE CAMPO: DE VOLTA A VIDA NO CAMPO. PARTE 13: uma semana sozinho com minha mãe na  proprieda por conta das chuvas

Olá! O blog que escrevo hoje, é para descrever algo que foi meio inusitado apesar de está em época de férias. No dia 29 de julho, eu e minha mãe fomos a propriedade Anum em Joaquim Gomes/Flexeiras. Na verdade só era para passar uns 2 ou 3 dias lá. Mas por decorrência das chuvas, a estrada que dar acesso a fazenda não tivemos como voltar para csa na capital (Maceió).

Em meio a muita chuva, passei metade das férias do curso de Zootecnia da Ufal na propriedade Anum.

Como não teve como voltar, fiquei fazendo alguns erviços como: coletar a água da chuva do pluviômetro e registrar em um caderno. Teve dois dias que choveu 62 mm 65 mm, ou seja, muita chuva para uma região que chove em médias 2200 à 2500 mm por ano.

Semei algumas sementes de feijão, quiabo, açaí, coentro e algumas sementes de milho em regiões aleatórias.

Coloquei ração no comedouro do curral para o pequeno rebanho do gado (23 unidades). Limpei a caixa d’água para os animais beberem uma água limpa do poço. Apesar de que estava chovendo muito e tinha água nos córregos.

Limpei uma área onde tinha umas plantas nativas que estavam tirando a visão.

Fiz análise do pH da água, que por sinal é boa (neutra, levemente alcalína).

Ajeitei a bicicleta que estava com o pneu colocado no sentido ao contrário e andei um pouco de bicicleta pela propriedade.

Com ajuda do amigo busquei banana e coco.

Colhi algumas ararutas e fiz um pouco de amido de araruta e imcrementei emem uma receita de pão rápido feito no forno.

Fiz também uma caldo para combater insetos (vupins) com tabaco, cravo e canela oriundo de rapé.

Nossos vizinhos ao entorno, levaram queijo e leite e alguns mantimentos para que eu e minha mãe pudessemos ficar por esses dias.

Escutei rádio durante alguns dias, o bom é que com a rádio voz do Brasil agricultores em qualquer lugar da nação pode ficar informado sobre algumas informações do mundo.

Enfim, vou atualizando o Blog mas adiante…

Açaí com dois anos de plantado em uma região na zona da mata Alagoana parecido com as condições amazônicas em Joaquim Gomes / Flexeiras – Alagoas

Fazendo amido de araruta colhido no mesmo dias, com esse pouco de amido eu e minha mãe incrementamos na massa de um pão de queijo que não leva fermento biológico.

Vídeos que fiz e postei no YouTube: link abaixo.

-》fazendo amido de araruta com as próprias ararutas que plantei no Anum

-》fazendo caldo para combater cupins feito de tabaco, cravo e canela que são inseticidas naturais

Vídeo 2: fazendo amido de araruta

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.