Agricultores familiares do RN vão experimentar bioinsumo em lavouras de feijão

A partir de janeiro de 2024, por meio de uma parceria entre a Embrapa Agrobiologia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), agricultores familiares do Rio Grande do Norte poderão acessar uma tecnologia já bastante conhecida nas lavouras mais tecnificadas do País, principalmente nos plantios de soja e milho. Trata-se de uso de inoculantes para fixação biológica de nitrogênio. Produzido a partir de microrganismos, o bioinsumo contendo bactérias específicas para feijão-caupi será aplicado nas lavouras conduzidas por agricultores familiares, formando uma rede de Unidades Demonstrativas.

“As Unidades serão instaladas preferencialmente nas áreas de produção familiar, de forma a oportunizar que agricultores e agricultoras percebam as vantagens que essa inovação tecnológica poderá lhes proporcionar”, explicou Ernani Jardim Reis, engenheiro agrônomo da Embrapa Agrobiologia, em reunião no dia 18 de dezembro com a presença de representantes de universidades, institutos federais, MDA e MAPA.

Ernani atua na superintendência regional do MDA no Rio Grande do Norte e fez uma exposição sobre o tema, colocando as principais referências científicas que evidenciam a pertinência de implementação da tecnologia da FBN e RN. Na ocasião, foram apresentadas estatísticas de produtividade, bem como o contexto de favorabilidade de adoção dos bioinsumos para agricultura familiar em comparação com o agronegócio.

Ana Garofolo, chef de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrobiologia, lembrou que a recém-concessão do Termo de Execução Descentralizada (TED) do MDA para o atendimento de demandas do programa de Bioinsumos para Agricultura Familiar poderá de alguma maneira fortalecer a implantação desta rede.

Garofolo alertou ainda que práticas atualmente muito difundidas com microrganismos, sobretudo as denominadas on farm, ainda são objeto de debate no meio científico e por isso, todas as preparações em nível de unidade de produção da agricultura familiar, como a elaboração de biofertilizantes, fermentados tipo bokashi e adoção de técnicas para o controle biológico, devem ser apoiadas e implementadas pela assistência técnica e extensão rural.

Além da instalação das Unidades Demonstrativas, a implantação da rede deverá envolver a realização de Dias de Campo e a avaliação da viabilidade de produção de inoculantes regionalmente, visto que a possível adoção da tecnologia implicará na demanda de inoculantes.

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.