Governo de Alagoas reativa Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados

Iniciativa valoriza e estimula a atividade leiteira no estado

Tatiane Gomes / Ascom Seagri

Para favorecer o desenvolvimento do setor leiteiro de Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) reativou, nesta segunda-feira (19), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados. A reunião foi uma oportunidade para retomar o fórum de diálogo e planejamento de ações em conjunto entre o poder público, instituições de pesquisa, indústria, produtores de leite e demais entidades para fomentar oportunidades de crescimento da atividade.

“Essa retomada ajuda para que a cadeia produtiva possa discutir ideias de promoção e desenvolvimento dos produtores, com possibilidade de expansão do mercado. Hoje, a nossa bacia leiteira é um polo agroindustrial, principalmente voltado para essa cadeia produtiva. E com auxílio dos membros dessa câmara pretendemos realizar um planejamento para buscar ações que colaborem para aumentar a competitividade da atividade leiteira”, afirmou o secretário executivo da Câmara Setorial do Leite, o superintendente da Seagri, Ademilson Neris. 

O encontro ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e contou com a presença dos superintendentes de Desenvolvimento Agropecuária, Ademilson Neris, e Segurança Alimentar e Alimentos Saudáveis, Thaísa Carvalho, da Seagri, além de técnicos das Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Emater Alagoas e Adeal.

Entre as pautas definidas no encontro da cadeia produtiva do leite e derivados também esteve a retomada dos grupos de trabalho para avançar na qualidade, fomento à produção e mercado, infraestrutura e políticas fiscais do setor; além da eleição do novo presidente da Câmara Setorial, que será presidida no biênio 2023/2025 pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Alagoas (Sileal), Arthur Vasconcelos. 

“A reativação é fundamental para o diálogo da cadeia produtiva com as instituições, principalmente com o Governo de Alagoas. É uma forma que a gente tem de ingressar as nossas pautas, enquanto setor produtivo, para que se direcione as ações de melhoria e a ampliação da produção de leite no estado”, ressaltou o presidente da Câmara Setorial do Leite, Arthur Vasconcelos. 

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, que também esteve presente na reunião, pontuou sobre a possibilidade de incentivo ao mercado no estado. “Não tem estado melhor no Nordeste para a instalação de novas indústrias do que Alagoas, que tem capacidade leiteira para atender a demanda do mercado, além de estar numa localização geográfica privilegiada na região”, acrescentou Domício. 

Também participaram da reunião representantes da Embrapa, do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), do Sebrae Alagoas, da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/MAPA). Outras instituições serão convidadas a participar da Câmara Setorial do Leite, que tem retorno de encontro programado para o mês de agosto.

Fonte: Secom AL

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.