Atores não governamentais da América Latina e do Caribe debateram a transformação dos sistemas agroalimentares na preparação para a 38ª Conferência Regional da FAO

Santiago do Chile – O Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe realizou uma rodada de consultas com atores não governamentais como prévia da 38ª Conferência Regional da Organização (LARC38).

Assim, durante o mês de Fevereiro, a FAO realizou reuniões entre funcionários da Organização e representantes do setor privado, científico e acadêmico e da sociedade civil para discutir e contribuir para a agenda de trabalho da FAO para o próximo biênio (2024-2025). A compilação dessas contribuições – que inclui informações, experiências, dados e conhecimentos de cada setor – servirá como insumo para o diálogo dos países da Conferência. 

Uma média de 600 participantes em cada consulta, através do YouTube, X e Zoom, acompanharam as sessões. Além disso, o Escritório Regional da FAO em Santiago do Chile recebeu pessoalmente membros de todos os setores.

O Vice-Diretor Geral e Representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, Mario Lubetkin, agradeceu a grande participação registrada nos diferentes dias das consultas prévias e destacou a importância desses insumos para o debate que ocorrerá a partir de dia 11 de abril na Conferência Regional.

“Para a FAO é essencial trabalhar mais e melhor com a sociedade civil como parceira estratégica da nossa cooperação, em coordenação com os governos e com a participação de outros setores, a fim de avançarmos para uma governança mais ampla e diversificada”, afirmou Lubetkin, que ao final dos encontros acrescentou: “através destas consultas queremos contribuir para dar maior visibilidade e destacar iniciativas da sociedade civil, que nos permitam identificar ações mais inovadoras, com evidências científicas, mas também com conhecimentos ancestrais dos povos indígenas, mulheres, os jovens e todos os atores ligados ao setor agroalimentar e ao desenvolvimento rural”.

A Conferência Regional da FAO é um fórum oficial onde os Ministros da Agricultura e altos funcionários dos Estados-membros da região se reúnem para discutir os desafios e questões prioritárias relacionadas com a alimentação e a agricultura – com o objetivo de promover a coerência regional em questões políticas de natureza global.

Fonte: https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1678361/