Bienal: IMA lança estudo fundamental sobre famílias botânicas da flora alagoana

O livro Flora de Alagoas será lançado neste sábado (19) e reúne estudos organizados por pesquisadores nacionais e internacionais

Lelo Macena / Ascom IMA

Um dos mais importantes estudos sobre botânica já feitos em Alagoas. Assim é possível classificar o livro Flora de Alagoas – Herbário 40 Anos e Famílias Botânicas da Coleção, que será lançado neste sábado (19), às 10h, na sala Siriguela, como parte da programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. 

O livro foi especialmente produzido pela equipe do Herbário MAC do IMA/AL, e é resultado de um intenso trabalho de pesquisa que deverá servir como base para outros estudos sobre flora e biodiversidade. 

A publicação está dividida em dois volumes que reúnem a descrição e chaves para identificação de dezenas de plantas de 31 famílias botânicas encontradas em Alagoas. Foram mais de dois anos entre reunião de trabalhos, revisão técnica, revisão de conteúdo, organização das publicações, catalogação e finalização. 

O projeto envolveu diretamente 62 pesquisadores especialistas, não apenas de Alagoas, mas de diversos outros lugares, nacionais e internacionais. Além de 32 revisores de conteúdo, sendo dois mestres e trinta doutores. Também estiveram envolvidos botânicos da equipe do Herbário MAC, diagramadores, estagiários, jornalista, ilustradora, entre outros profissionais que trabalharam pela materialização da obra, seja de modo direto ou indireto. Dessa forma, é possível dizer que foram mais de 100 profissionais envolvidos para a consolidação desse projeto. 

Nos livros é possível verificar o registro de novas ocorrências e de espécies novas, bem como indicação de espécies ameaçadas, além do esforço de atualização da nomenclatura. O trabalho resulta de um grande esforço, desde o primeiro resumo da proposta apresentado no Congresso Nacional de Botânica, no Espírito Santo, em 2016.

Um dos objetivos da publicação é também garantir o interesse de pesquisadores e da população pela flora alagoana, e de influenciar as políticas públicas relacionadas à preservação do meio ambiente.

Sobre o Herbário

O Herbário MAC do IMA/ AL possui características particulares dentro do órgão, e atua como fiel depositário de amostras coletadas em Alagoas. Resguarda ainda uma coleção científica representativa da flora dos biomas ocorrentes no Estado, com mais de 65 mil espécies coletadas, transformadas em exsicatas (planta prensada e em seguida seca numa estufa) e catalogadas no acervo que está em fase de digitalização para atender a um maior número de pessoas. 

É mais antigo, em termos de anos de existência, do que o próprio IMA/ AL, com mais de 40 anos. Desde o início das atividades, tem adotado como premissa a busca pela excelência no trabalho técnico, de modo que, mesmo com uma coleção em crescimento, já é considerado a principal fonte de pesquisa de espécies botânicas existentes no Estado, buscando sempre a identificação atualizada dos nomes científicos resultado de trabalhos taxonômicos precisos. Mais do que um setor, o Herbário representa a busca pela qualidade de trabalho, que é desempenhado pelo próprio Instituto.

Fonte: Portal Oficial de Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.