Blog: Diário de campo – adubando pequeno pomar de maracujá com bioinsumos para entender ação da absorção de aminoácidos nas plantas em função RNAt

A primeira pequena safra do pomar de maracujá na fazenda Anum foi boa! Mas a segunda já apresentou diminuição na qualidade da floração e quantidade de frutos. Devido ao uso dos nutrientes disponíveis no solo. A cada safra, o solo pode ficar exaurido se não for bem manejado.

Ao longo desse período de mais de um ano, usei barro vermelho, NKP 10-10-10, esterco e bioinsumo feito no local.

O período agora é de estiagem, ou seja, pouca água da chuva.

Irrigar para quem tem bons recursos.

Logo abaixo, deixo um vídeo disponível feito com drone pelo primo João Vinícius Buarque.

Agora porque os aminoácidos e o RNAt?

Há mais de 10 anos, venho estudando os RNA. E só agora, em 2015, tive uma visão parcial da coisa.

É consenso que as plantas, utilizam minerais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio como macro nutrientes e outros a mais como micronutrientes.

No entanto, o uso de aminoácidos pode também ser útil na fertilidade das plantas, pois, as mesmas, absorvem via sistema radicular e estômatos nas folhas.

Países como Índia, China e EUA lideram a produção de aminoácidos feitos em biorreatores. São produzidos a partir de culturas de leveduras (microorganismos) em biofábricas. As leveduras ou microorganismos se alimentam em um meio de cultura e sintetizam o aminoácido. Depois é necessário separar os aminoácidos do meio através de algum método químico (destilação, centrifugação, filtração, etc).

Na fazenda, fiz o bioinsumo sem métodos de separação. Apenas ficou sendo fermentado e disponibilizei para as plantas. É claro que além dos aminoácidos que podem está presentes, incluem também minerais.

Não fiz análise, por conta dos custos.

Tive cuidado também com as moscas que apareceram, por isso, não completei os 30 dias de fermentação. Utilizei o bioinsumo logo para as moscas não se proliferarem.

Bom!

Muitos cientístas e pesquisadores, dão ênfase ao RNAm (mensageiro), mas depois que entedi um pouco sobre o RNAt (transportador), percebi que para a nutrição, o RNAt pode ser muito útil! Além do RNAr.

É um pouco de entendimento de genética? É.

Muitas multinacionais estão estudando e colocando em prática o uso da EXPRESSÃO GÊNICA em função da capacidade da planta em expressar suas característica.

Por isso, estão estudando tanto o DNA e apenas o RNAm.

Mas estou indo no caminho do estudo da compreensão do RNAt

Pois, contidos no citoplasma, o RNAt, fisgam aminoácidos presentes e em posição de anti-códon, acoplam no códon (trinca) do RNAm (mensageiro) dentro do ribossomos para ir formando peptídeos em proteínas que compõem grande parte da estrutura das plantas, animais e seres vivos com um todo.

Algumas imagen ilustrativas que podem auxiliar a compreensão.


No momento, há pouca chuva. É necessário está irrigando para o solo ficar úmido. Mas como estou com pouco recursos não tenho como irrigar. Fico da espera da chuva.

Mas acho que deu para compreender um pouco sobre o enfoque que estou dando no curso de Zootecnia em questão da fertilidade do solo e plantas.

A marca da Zootecnia contém um trevo, que remete a produção vegetal, isso pode explicar!





By admin

Olá, meu nome é David Gomes Jatobá Agronomia período - 4/9 e Zootecnia 6/9