Pode ser que eu esteja atrasado no entendimento de algo importante. Mas já ouviu aquele ditado: só acredito vendo? Pois bem, Há alguns meses, fui no mercado da produção, no local que vende cana caiana e pitú para o pessoal que comercializar caldo de cana em Maceió. Vale ressaltar que o caldo de cana é um dos melhores sucos.
Mas vamos lá… Quando cheguei hoje no Fazenda-sítio Anum, percebi que tinha plantado as canas corretamente, apenas um pedaço de uma linha não brotou.
Vi que com uma enxada e sulcando com os braços (corpo) é possível iniciar uma matriz de cana-de-açúcar!
Mas o que quero dizer em relação a matriz?
É que com apenas um molho de cana caiana é possível obter muitos pé de cana! E se isso for feito novamente na hora da colheita, essa plantação pode ter um crescimento exponencial.
Exemplo:
PRIMEIRA PLANTAÇÃO: 70 colmos
SEGUNDA PLANTAÇÃO: 270 colmos*
TERCEIRA PLANTAÇÃO: 680 Colmos*
E por aí vai…
Bem, já ouvir muitas histórias de japoneses que sabem utilizar bem um área pequena, e não vou mentir, as vezes tentei pensar nisso várias vezes aqui no Anum. Mas há algo de concreto que constatei. É usar o pequeno local como uma matriz de plantas ou de animais.
Já participei de eventos da Agroindústria, onde foi informado que em algumas usinas aqui em Alagoas, ao redor da usina, existe as canas (variedades) mais antigas e robustas que guardam informações genéticas importantes, seja ela a X3 ou outra como forma de preservar e de assegurar a informação genética das plantas úteis. Isso é tão importante, que os responsáveis plantam perto da própria usina!
Bem, aqui é uma área de pastagem com criação de gado (vale frisar que boa parte está arrendada).
É possível fazer uma matriz de pastagem? Sim é possível.
É possível fazer uma matriz de palma forrageira? Sim, é possível.
É possível fazer uma matriz de capim capiaçu ou capim elefante? Sim, é possível.
É possível fazer uma matriz de plantas nativas da floresta atlântica? Sim é possível, é só buscar as sementes na floresta e montar um viveiro.
É possível ter matrizes de animal? Sim, através de um casal de aves (galinhas e galos) – Vacas e bois – Porcas e porcos – codornas fêmeas e machos – cabras e bodes, etc).
Em se tratando de plantas, a reprodução assexuada facilita esse procedimento. Utilizando estaquia.
Isso no começo, pode ser feito com enxada e ferramentas de mão. Mas se o trabalho der certo, nos ciclos seguintes será necessário mecanização.
Acredito que no começo das plantações que originaram as grandes safras, foi feito por pessoas sulcando, semeando, regando, etc com as mãos (corpo e ferramentas básicas).
Vou dar outro exemplo de matriz. Com apenas um pen driver ou cd-rom, com um sistema operacional do Windows ou linux é possível instalar em diversos computadores ou notbook.
Outro exemplo de matriz: com essa postagem, apena uma, é possível chegar a inúmeros leitores em qualquer região do planeta e servir como fonte de incentivo, passando do informacional -> conhecimento e por fim concretização no mundo real-geográfico.
O nome matriz é tão importante, que na matemática originou a própria computação (softwares e hadwares).
Exemplo simples: um letreiro que demonstra letras.


Bom! Para finalizar, gostando da sétima arte (filmes) vou citar o filmes matriz resurrections – matriz 4, onde a personagem niobe remete o cultivo de plantas sendo ela uma espécie de cientista.

Vou finalizando o blog aqui, leitores! Espero que gostem!
Por: David Gomes Jatobá
Aluno de Zootecnia – UFAL
Editando aqui, as vezes me sinto um pouco do neo tomando as pílulas e um seguidor da Niobe cultivando plantas (seres vivos).