A empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anuncia a abertura de processo seletivo para escolha de produtores de sementes de palma de óleo, devidamente inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renascem). O objetivo é firmar contrato de fornecimento de tecnologia, com licença para uso das marcas “Tecnologia Embrapa” e “Embrapa”, além de contemplar a gestão do campo de produção e a comercialização das sementes.
Os interessados devem enviar e-mail para cpaa.spat@embrapa.br, entre 8h do dia 21/08/2025 e 17h do dia 04/09/2025, com o campo “assunto” preenchido da seguinte forma: “Edital de Seleção Tecnológica N°05/2025”.
Informações obrigatórias no corpo do e-mail; nome completo da pessoa física ou jurídica interessada, endereço, número de telefone com identificação da pessoa para contato. As demais informações e requisitos devem ser apresentados conforme as instruções disponíveis no edital (acesse aqui)
O resultado preliminar será enviado por e-mail aos participantes a partir do dia 08/09/2025.
Sobre a tecnologia disponibilizada
O contrato abrange o uso de 850 plantas matrizes do tipo Dura, registradas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, destinadas à produção de sementes de cultivares híbridas tipo Tenera (Deli x La Mé), incluindo as variedades: BRS C1001, BRS C2301, BRS C2328, BRS C2501, BRS C2528, BRS C3701 e BRS C7201.
Essas cultivares estão presentes no campo experimental da Embrapa Amazônica Ocidental, localizado no Km 29 da Rodovia Am-010, Zona de Manaus (Am). O produtor selecionado terá acesso ao conjunto de conhecimentos técnicos e científicos, incluindo dados ainda não divulgados, necessários para viabilizar a produção das sementes.
Origem e desenvolvimento das cultivares
As cultivares da palma de óleo da Embrapa são híbridos interespecíficos, originados a partir de genitores femininos do tipo Dura e masculinos do tipo Pisífera. O material genético foi introduzido no Brasil na década de 1980, por meio de acordo de cooperação com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisas Agronômicas para o desenvolvimento (Cirad), vigente entre 1981 e 2001.
Fonte: Embrapa
Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental