Ufal realiza 2° workshop sobre climas e fontes de energia renováveis

Evento começa dia 30 de junho; inscrições são gratuitas

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Workshop Clima e Fontes de Energias renováveis: Desafios e Tecnologias. O evento acontece de 30 de junho a 1° de julho no Auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no Farol. O workshop tem o objetivo de aproximar academia e indústria para elaborar em conjunto um plano de colaboração e construção de ferramentas para atender as diversas demandas relacionadas a fontes de energia renovável.

O evento é promovido pelo Instituto pelo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (Icat/Ufal), a Universidade de Conncticut (UCONN) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação; professores e pesquisadores; gestores públicos e Indústria são os convidados a participar.

“Todos os países estão ampliando a matriz energética com renováveis. A energia solar fotovoltaica é a fonte que mais rapidamente cresce no mundo. A ideia de autoprodução de energia onde cada habitação, indústria e cidade pode ser capaz de produzir a própria energia é um grande passo em termos de segurança energética. A ciência atmosférica tem um papel fundamental na construção deste futuro”, afirmam os organizadores.

Entre os temas a serem discutidos estão as energias renováveis e o clima; previsão e previsibilidade; agricultura, transportes e cidades inteligentes. para participar, realize sua inscrição gratuitamente no link

Por Jacqueline Freire – Jornalista

Informações incrementadas:

Sobre o evento

As fontes de energia renovável dominam o cenário atual e futuro. Todos os países estão ampliando a matriz energética com renováveis. A energia solar fotovoltaica é a fonte que mais rapidamente cresce no mundo. A ideia de autoprodução de energia onde cada habitação, indústria e cidade pode ser capaz de produzir a própria energia é um grande passo em termos de segurança energética. Da geração, passando pela transmissão até a distribuição da energia todas são tremendamente dependentes das flutuações do tempo e do clima. A construção de hidrelétricas a fio d’água (as chamadas PCH) ao invés das usinas que necessitam de grandes reservatórios que inundam áreas férteis, mitiga sobremaneira o passivo ambiental. Mas, ao mesmo tempo, coloca a necessidade de conhecimento, monitoramento e previsibilidade do clima em maior destaque. Cidades inteligentes estão na pauta do presente. Os meios de transporte elétricos e autônomos são uma realidade futura. A agricultura do século XXI requere modelos inteligentes e eficientes de uso dos recursos associados com a variabilidade climática. Enfim, todas as tecnologias disruptivas que conduzem ao futuro sustentável passam pela necessidade de enfrentarmos a variabilidade climática, em todas as suas escalas, como oportunidade e não somente como ameaça. A ciência atmosférica tem um papel fundamental na construção deste futuro.

O workshop ora proposto visa aproximar academia, indústria e governo para conjuntamente elaborar-se um plano de colaboração e construção de ferramentas para atender as diversas demandas citadas.

Sessão 1: Políticas Públicas

1.1 – Reconhecendo que a integração da energia renovável é um problema interdisciplinar, como podemos engajar especialistas na área socioeconômica e política de energia?

1.2 – Como nós podemos atrair ou criar comunidades locais?

1.3 – Que estatísticas ou parâmetros devemos determinar para medir o progresso na transição de energias limpas?

Sessão 2: Meteorologia

2.1 – Quais produtos estão atualmente disponíveis em escala local e regional e quais suas limitações?

2.2 – Quais produtos estão sendo desenvolvidos para resolver atender às diversas demandas?

2.3 – De que maneiras os produtos oferecem soluções?

2.4 – Lições Aprendidas

Sessão 3: Energia

3.1 – Quais os mecanismos de implementação de novas tecnologias para a transição de energias renováveis?

3.2 – Quais são os problemas para as opções de tecnologias e energias renováveis?

3.3 – Quais são as condições da infraestrutura elétrica para a viabilidade de energias renováveis?

Seção 4: Educação

4.1 – Como inserir nos planos de estudos as necessidades e novas tecnologias: socioeconômica, previsão e eletricidade?

4.2 – Como as universidades e instituições de pesquisa podem criar programas de certificação relacionados às energias renováveis?

4.3 – Quais são as áreas críticas de pesquisa relacionadas às energias renováveis, sua eficiência, integração e impacto?

O evento é promovido pelo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas (ICAT/UFAL), University of Connecticut (UCONN) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).

Público-alvo:

  • Estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação;
  • Professores e pesquisadores;
  • Gestores públicos;
  • Indústria.

Fonte 2: II Workshop Clima e Fontes de Energias Renováveis: Desafios e Tecnologias (even3.com.br)


Fonte: Ufal

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.