Parceira de pesquisas com mandioca inaugura fábrica em Alagoas

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Antonio Santiago, que atua na Unidade de Execução da Pesquisa (UEP) em Rio Largo (AL), prestigiou, na sexta (15), a solenidade de inauguração da unidade industrial de processamento de mandioca da Amafil no `Polo Industrial Governador Eduardo Campos, em Teotônio Vilela.

Com investimento de R$ 26 milhões, a unidade inaugurada em Alagoas irá processar inicialmente 300 toneladas por dia de raízes de mandioca. A Amafil é uma das grandes empresas brasileiras do setor de amido de mandioca de aplicação industrial – produção de fécula, tapioca e farinha. Com o incremento de sua produção em terras alagoanas, ela visa abastacer o mercado nordestino de amido.

O grupo empresarial é parceiro das pesquisas de Embrapa com a raiz em Alagoas. Santiago coordena ensaios de campo em áreas da empresa para avaliação de variedades de mandioca para indústria. Os experimentos de 2021 tiveram início com plantio em julho. O objetivo é avaliar o desempenho e indicar aos produtores os melhores materiais de mandioca com aplicação industrial.

Santiago aponta que os reflexos positivos já se apresentam na região, a exemplo do aumento da área cultivada e aumento de produtividade. “A Embrapa Tabuleiros Costeiros está contribuindo com a cadeia produtiva, tanto através de parcerias com prefeituras da região quanto com produtores”, revela.

A solenidade foi bastante concorrida e teve a presença do governador Renan Filho, do prefeito de Teotônio Vilela Pedro Henrique Pereira, dirigentes da Amafil, parlamentares estaduais e federais, secretários de Estado e gestores de órgãos federais e entidades empresariais.

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.