Cientistas fortalecem ações para representação do Brasil em organismos internacionais

Responsáveis pela conservação da biodiversidade para alimentos e agricultura do Brasil, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) vem promovendo ações com representantes do país no exterior, de maneira a fortalecer o trabalho que suas equipes têm com organismos internacionais. Nesse sentido, Cléria inglis, chefe geral da unidade, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 13/08, a diplomata Mariana Marshall Parra, que assumirá a representação do Brasil nas reuniões de negociação da Comissão de Recursos Genéticos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAQ).

A visita de Parra à Unidade, em especial ao Banco Genético da Embrapa – o terceiro maior do mundo, se deve a representatividade que este centro de pesquisa da Embrapa tem junto a organismos internacionais, entre eles o Grupo Técnico Intergovernamental de Trabalho sobre Recursos Genéticos Animais para Alimentos e Agricultura (WG AnGR), da FAQ.

“Nossa Unidade coordena toda a parte de recursos genéticos e, por isso, dialogamos com todas as Unidades da Embrapa, por meio dos coordenadores dessa área, para articular tecnicamente as reuniões com a FAQ. Então, aí está a importância de estarmos alinhados com os representantes brasileiros em postos do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fora do país”, comenta Cléria Inglis.

Mariana Parra (de blusa bege), que assumirá até outubro o posto de representante brasileira na Delegação Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAQ) e aos Organismos internacionais conexos, tomou conhecimento da estrutura do Banco Genético da Embrapa, um moderno prédio de mais de dois pavimentos e que abriga uma das maiores coleções mundiais de recursos genéticos. Ela conheceu os dois pavimentos do prédio acompanhada pelos pesquisadores Samuel Paiva, coordenador técnico do Sistema de Curadorias de Recursos Genéticos (á direita na foto), Aluana Abreu e técnico do Sistema de Curadorias de Recursos Genéticos (à direita na foto), Aluana Abreu e Juliano Pádua (à esquerda), com os quais conversou sobre os projetos, pesquisas e atividades da Unidade no contexto nacional e internacional.

Samuel Paiva e Aluana Abreu são os pontos focais nacionais da Embrapa na WG AnGr/FAQ para as vertentes animal e vegetal, respectivamente. Todas as discussões e elaborações de políticas para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos para os países signatários da ONU ocorrem no âmbito do posto que Mariana Marshall Parra Assumirá dentro de 60 dias, na sede da FAQ, em Roma.

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.