Pesquisa usa partes de bactérias para induzir resistência no tomateiro

Com uma abordagem inédita, cientistas conseguiram reduzir em 45% os danos causados pela mancha-bacteriana do tomateiro, importante doença da cultura. A equipe da Embrapa utilizou partes de bactérias do gênero Xanthomonas, como sua parece celular e flagelos, para induzir resistência nas plantas. Os resultados podem dar origem a um bioinsumo capaz de reduzir a necessidade de produtos químicos aplicados hoje conta a doença.

Além da baixa toxicidade, o novo produto pode ser aplicado em pequena quantidades proporcionando vantagens ambientais e econômicas. A Embrapa está em negociação com um parceiro privado para finalizar as pesquisas e levar o produto ao mercado.

As bactérias usadas para induzir a resistência não são causadores da doença do tomateiro. Mesmo assim, elas estimulam o sistema imunológico das plantas. “Essas partes do microrganismo utilizadas, especialmente a parede celular, desencadearam um reconhecimento rápido pela planta, estimulando seu sistema de defesa. Chamamos essas estruturas de elicitores, gatilhos que desencadeiam o processo”, detalha o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Bernardo Halfeld, coordenador do estudo. O mecanismo é análogo ao modo de ação das vacinas, que também provocam o sistema imunológico por meio de microrganismos, ou de suas partes, sem causar danos à saúde.

A aplicação do bioinsumo foi feita por dois métodos: aspersão sobre as folhas (pulverização) e por gotejamento no solo. Ambos obtiveram sucesso. Um futuro produto comercial poderia ter métodos semelhantes de aplicação.

Como funciona

Os elicitores, derivados de bactérias fitopatogênicas, apresentam os padrões moleculares capazes de serem reconhecidos por receptores presentes na célula vegetal. Quando os elicitores de uma Xanthomonas são reconhecidos por receptores de plantas não hospedeiras, são ativados mecanismos que preparam a planta para desencadear a resistência sistêmica adquirida.

Na pesquisa, 12 isolados de Xanthomonas foram infiltrados nas plantas. dez apresentam hipersensibilidade, uma reação de morte celular que ocorre de forma intensa, localizada e rápida quando a célula do hospedeiro reconhece que está sendo atacada. Ao morrer rapidamente, cessa o processo de infecção para as células vizinhas e a doença não avança.

A reação de hipersensibilidade resulta na morte rápida e localizada de um número limitado de células que circulam o local da infecção quando células bacterianas incompatíveis ingressam na planta, interrompendo o crescimento e desenvolvimento do patógeno no tecido vegetal, sendo um dos mecanismos de defesa mais importantes das plantas.

Os elicitores porém, quando extraídos e aplicados no tomateiro, não causaram danos às plantas, mas foram capazes de prepará-las para responder à doença assim que iniciado o processo de infecção.

A pesquisa

Conforme Camila Simões, mestranda da Unesp que trabalhou nesse estudo, esses componentes celulares de Xanthomonas desencadeiam reconhecimento incompatível rápido pela planta de tomateiro. Ela se baseou no fato de que uma fonte de elicitores capazes de desencadear resposta que resulta em redução da severidade da mancha-bacteriana, com perspectivas de uso prático.

Próximos passos

O pesquisador Bernardo esclarece que a prospecção de elicitores é o primeiro passo para desenvolver um produto para uso agrícola. “Por meio de parceria com empresas do setor de bioinsumos é possível promover a obtenção de formulados com essas moléculas em grande escala”, diz. Além disso, os resultados podem oferecer uma alternativa para controlar outras doenças do tomateiro.

Halfeld explica que o estudo deverá impulsionar o processo de seleção de componentes biológicos para o controle de doenças bacterianas. “Isso porque, em diversas culturas de interesse agronômico, existem bactérias do gênero Xanthomonas que são potenciais provedores de elicitores dessa natureza”, declara. Por isso, há a perspectiva de que produtos semelhantes possam ser desenvolvidos para outras culturas e para diferentes doenças.

Além da baixa toxicidade e de poder ser aplicado em pequenas quantidades, proporcionando vantagens ambientais e econômicas, pode substituir os insumos de origem química atualmente utilizados para combater a doença. “hoje, para o combate da mancha-bacteriana do tomateiro, o insumo mais empregado é uma fungicida à base de cobre”, conta o pesquisador.

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.