Embrapa e ICBA, dos Emirados Árabes, definem parceria em projetos de agricultura biossalina

Embrapa e o International Center for Biosaline Agricultura (ICBA), dos Emirados Árabes, vão estar juntos no desenvolvimento e na disseminação de tecnologias relacionadadas ao aproveitamento de águas ricas em sais. Parceria firmada entre as duas instituições define cooperação que prevê o intercâmbio de recursos genéticos, produção de forrageiras e o manejo de solo para mitigação de efeitos de salinidade.

A liderança da parceria é da Embrapa Semiárido, que já desenvolveprojetos na área de agricultura Biossalina com a participação da Embrapa Meio Ambiente. O conhecimento gerado pelapesquisa brasileira nos últimos anos nessa temática faz parte doprograma Água Doce, do Governo Federal, que instala dessalinizadores em comunidades rurais paraproduzir água para consumo humano.O programa já beneficiou1200 comunidades- atualmente existem 743 sistemas em funcionamento.O sistema de produção integrado e o desenvolvido pela Embrapa é adotado nas comunidades para uso de efluente do dessalinizador na produção de forrageiras, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo para a geração de renda.

Em janeirodeste ano, uma comitiva brasileira, na qual estiveram presentess Celso Moretti, presidente,e pesquisadores da Embrapa, conheceu projetos desenvolvidos pelo ICBA voltados à melhoria da produtividade e sustentabilidade em áreas marginais e salinas. A expectativa é adaptar a tecnologia à realidade do bioma Caatinga.

Para Diana Signor Deon, pesquisadora da Embrapa Semiárido e presidentedoportifólio de Convivência com a Seca no Semiárido,a parceria com a instituição dos Emirados Árabes, considerada referência mundial na área, vai fortalecer o intercâmbio de conhecimento: “O ICBA tem interessse em espécies forrageirasusadas no Semiárido, como apalma, e entendermelhor o sistemade produção desenvolvidospela Embrapa, para adaptá-lo para as condiçõesdos Emirados Árabes”, explica.

Além da parceria firmada na áreade agriculturabiossalina, as negociaçõesenvolvem aaberturade oportunidades de obtenção de financiamentos, venda de tecnologia e serviços, cooperaçãotécnica e apoio a empresas brasileirasno exterior.

Fonte: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.