Finalidade do Centro de comercialização é oferecer estrutura e uma logística adequada aos pequenos produtores rurais Arquivo Ascom e Ronaldo Lima
Assunto foi discutido com gestores de várias regiões do Estado

Durante mais uma reunião ordinária do Fórum de Secretários da Agricultura de Alagoas, os técnicos da Emater/AL fizeram uma apresentação sobre a implantação do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar. A ação é uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Os secretários municipais da Agricultura tiveram a aportunidade de conhecer a logística, o funcionamento e a importância do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar. De acordo com o presidente da Emater, Elizeu Rego, serão contemplados 57 municípios alagoanos de diversas regiões com a instalação do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, cuja finalidade é oferecer estrutura e uma logística adequada aos pequenos produtores rurais.

Jorge Santana, presidente do Fórum de Secretários Municipais da Agricultura de Alagoas, destaca que a reunião foi bastante proveitosa e tratou de temas de relevância para os municípios e voltados para a agricultura familiar.

“Os Centros de Comercialização da Agricultura Familiar vão oferecer suporte e uma estrutura adequada para os pequenos produtores rurais e para os consumidores”, diz Santana, que também é secretário da Agricultura de Santana do Ipanema.

Assistência garantida

Para garantir a plena assistência ao agricultor na etapa de venda das produções, a Emater entrega ao município um minicaminhão e um automóvel de carga de pequeno porte, que serão utilizados no transporte dos alimentos, e o kit do PAA, composto por computador, impressora, mesa, cadeiras de escritório, freezer, balança para pesagem, além de caixas para transporte e estruturas para armazenamento.

Como informa rego, o espaço funcionará como ponto principal de armazenamento, organização e distribuição dos alimentos comprados diretamente do agricultor familiar cadastrado no programa para entidades beneficentes e instituições que atuam com o Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Horta medicinal

Outro ponto abordado com os secretários municípais da Agricultura foi a implantação de hortas de plantas medicinais e fitoterápicos, tema que foi apresentado pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Clémens Fortes.

O projeto denominado Plantas Medicinais e Fitoterápicos, desenvolvido pela Ufal, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), consiste na implantação de hortas contendo 20 espécies de plantas.

Boldo, vick, hortelã de folha miúda, hortelã de folha grande, terramicina, babosa, hora pro nobis, cidreira, estão entre as espécies que são cultivadas para serem doadas às famílias nas comunidade.

Como informa Fortes, em 2017 foram implantadas hortas em 23 municípios, em parceria com a Seagri, Emater e as prefeituras. Segundo ele, para este ano a meta é implantar em mais 50 cidades do interior de Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.