Visitantes e produtores terão a aportunidade de acompanhar torneio, curso veterinário e palestras (Ascom seagri)
Evento que ocorre entre os dias 8 e 11 deste mês, na sede da AAGRA, visa o fortalecimento da cadeia produtiva no Agreste

Texto de Marta Moura

Promover o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinocultura na região do Agreste é o objetivo da 3ª Expocabra, evento que ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro, em Igaci, com apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). O festival é uma promoção da Associação de Agricultores Alternativos de Igaci.

Durante os quatros dias de programação, os visitantes e produtores terão a oportunidade de acompanhar torneio leiteiro, pequeno curso ministrado pelo médico veterinário, Leonardo Alves, palestras com técnicos do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Cooperativa de Crédito Rural do Agreste (Cooperagre).

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, o evento é de grande importância para a cadeia produtiva e serve ainda para incentivar a produção de leite em Alagoas.

No evento, haverá ainda oficinas para criadores, palestras sobre convivência com o semiárido, uso da água, meio ambiente e compras governamentais e mercado privados.

O leite de cabra foi incluído no programa de Aquisições de Alimentos (PAA Leite) a partir da parceria entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério de Desenvolvimeno Social (MDS), atendendo mais de 100 famílias do Sertão e Agreste. Dentro do programa em Alagoas, são distribuídos 500 litros de leite de cabra mensalmente para as famílias inscritas no programa social.

Rosivânia Vieira, uma das coordenadoras do festival, explica que o evento se propõe aos produtores um visão ampliada quanto à possibilidade e lucratividade da produção de leite de cabra, sobretudo mais divulgação da caprinocultura nas escolas e ecesso aos parceiros.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.