O Iteral fez a interlocução entre a Prefeitura de mata grande e a empresa Renova Energia para retomar o projeto de instalação das turminas no município

Texto de Helciane Angélica Santos Pereira

A energia eólica é uma das formas de energia mais limpas e eficazes, sendo captada por meio do fluxo, força e velocidade do vento. tem sidoum diferencial no Brasil e vem conquistando recordes na produção de eletricidade. Atualmente, existem 457 parques eólicos no país e 80% deles estão no Nordeste.

Buscando a inserção do Estado de Alagoas, o Instituto de terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) fez a intermediação entre a Prefeitura de mata grande e a empresa Renova Energia, sendo representada pelo coordenador de projetos, Denis bellini, para retomar a discussão sobre a produção de eletricidade de forma autossustentável.

De Acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esse projeto desmostra a preocupação do Governo de Alagoas com a expanesão socieconômica, investimento tecnológico e de baixo impacto ecológico.

“A concretização desse projeto de energia eólica sera um marco na gestão do governador renan Filho. terá uma importãncia expressiva para o desenvolvimento econômico no Alto Sertão e, ainda, representará uma conquista para o Estado de Alagoas”, citou jaime Silva.

O prefeito de mata Grande, Erival Lima, conhecido por Mandú, destacou que a Serra do parafuso, localizada em torno de 600 m acima do nívem do mar, é uma área com grande potencial para a instalação de, no mínimo, 30 turbinas, sendo necessária uma avaliação minuciosa. Outra importânte demanda foi a solicitação da revisão dos lmites territoriais do município.

O Iteral já executou a regularização fundiária que é essencial para a efetivação do parque eólico e, agora, intensificará o seu trabalho para entregar, aproximadamente, 140 títulos de terra aos pequenos prorpietários rurais na região.

A Renova Energia foi fundada em 2001, e a negociação com essa campanhia brasileira deve-se ao seu pioneirismo na geração de energia elétrica renovável, com atuação em matrizes eólicas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar. Desde 2009, a empresa é um exemplo na América Latina no segmento de fonte eólica.

O projeto será analisado pelos órgãos competentes, que definirão junto à empresa as normas técnicas, infraestrutura, tipo de turnbina adequada e recursos financeiros necessários para o investimento.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.