Seagri vai disponibilizar fertilizantes químicos suficientes para 01 hectare por produtor (Ascom Seagri)
Serão contemplados 3.547 agricultores familiares que tem essa atividade como principal fonte de renda

Texto de Marta Moura

Nos últimos cinco anos, o Estado de Alagoas passou por duas longas estiagens ocasioando perdas produtivas para plantadores de cana-de-açúcar, facilitando assim, o aumento da mortalidade de canaviais. O cultivo da cana é uma das principais atividades agrícolas da região, proporcionando durante séculos, riquezas e ocupando uma grande área da Zona da Mata, Tabuleiros, Agreste, Litoral Norte e Litoral Sul.

Para renovar e recuperar a produção de pequenos plantadores de cana-de-açúcar, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria, Pecuária, pesca e Aquicultura (Seagri), vai disponibilizar fertilizantes químicos suficientes para 01 hectare por produtor.

Serão beneficiados 3.547 agricultores que tem essa atividade como principal fonte de renda, sendo totalizadas 1.773,5 toneladas de fertilizante, sendo meia tonelada por produtor familiar que serão cadastrados pela declaração de Aptidão ao pronaf (DAP).

De acordo com o secretário da Agricultura, Álvaro vasconcelos, devido às variações climáticas atualmente, a produção estadual de cana era de 30.000.000 toneladas, sendo reduzida para 16.000.000 de toneladas nestre último período.

“Os pequenos produtores que tem suas terras instaladas em áres com difícil acesso a recursos hídricos, foram mais prejudicados” explica o gestor da Seagri.

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou a ajuda aos milhares de pequenos produtores de cana-de-açúcar que perderam parte e mesmo a totalidade da safra por causa da pior estiagem, durante reunião com a direção da Associação dos Plantadores de cana de Alagoas (Asplana), em audiência no Palácio.

No encontro, o governador Renan Filho afirmou compromisso em ajudar esses agricultores a recuperar e renovar seus canaviais. O auxílio será feito por meio de convênio para distribuir adubos e fornecer equipamentos para enfrentamento da crise causada pela seca.

Segundo a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), o Estado possui 3.547 pequenos agricultores, cuja produção alcança 500 toneladas de cana-de-açúcar por ano, com a mão de obra familiar.

Opresidente da Asplana, Edgar Filho, afirmou que a situação é muito complicada e que a entidade está buscando soluções em todos os setores, com a retomada da subvenção da cana que já foi discutida em reunião com o senador Renan Calheiros.

Segundo dados da Asplana, 90% desse 7 mil agricultores em todo o estado são pequenos, dependem da cana para sua subsistência.

O secretárioda Agricultura, Álvaro Vasconcelos, destaca os esforços do governo renan Filho dentro da política de diversificação das atividades agrícolas, e que não diminuem a importãncia que a cultura da cana tem dentro das políticas públicas desta gestão.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.