Sebastião Pedro Santos apresenta avanços na produção em sua propriedade para agentes de Ater (Ascom Emater)
Trabalho executado por agrônomo no Povoado Poço Comprido, em Limoeiro de Anadia, contribuiu para melhoria da produção familiar

Texto de Sâmia Laços

O agricultor Sebastião Pedro Santos, de Limoeiro de Anadia, compartilhoou, nesta terça-feira (8), com técnicos participantes do 4º módulo de formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, os avanços conquistados em sua rotina produtiva após chegada da assisência técnica da Emater e que garantiram incremento de mais de 40% em sua renda anual.

Morador do Povoado Poço Comprido, seu Sebastião teve o primeiro contato com a Emater durante reunião promovida na comunidade, em 2016, pelo agrônomo Mário Jorge Nunes, resposável pela assistência técnica na região. À época, o agricultor cultivava apenas abacaxi e mantinha grande parte de sua propriedade sem produção significativa ou qualificação, prejudicando a geração de renda.

“Após a primeira reunião na comunidade, seu Sebastião me procurou para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que garante o acesso a políticas e crédito rural pelo agricultor familiar. Foi quando passamos a dialogar mais para entender suas necessidades”, relatou o agrônomo.

Com a aproximação, a realidade vivenciada pelo agricultor se modificafa à medida que o acompanhamento técnico avoluía, semanalmente, dando espaço à diversificação da produção com o plantio de tomate, inhame, milho, batata doce, melancia e macaxeira, além de melhorar as lavouras de abacaxi já existentes.

A estratégia da diversificação, potencial da agricultura familiar, torna-se uma ferramenta útil para geração de renda durante todo o ano, evitando que o pequeno produtor precise esperar pela época de colheita de uma só cultura, além de ampliar as possibilidades de comercialização.

“Fico muito feliz com os avanços que eu e minha familia conquistamos aqui. Estou muito satisfeito e agradeço ao Mário, que virou um grande parceiro da gente, e que sempre está nos acompanhando, ensinando como melhorar, dando conselhos e mostrando técnicas para gente produzir mais e melhor”, contou Sebastião Santos durante o dia de campo realizado em sua propriedade.

O agricultor destacou, ainda, que o incremento na renda familiar permite que sejam realizados novos investimentos em recursos e tecnologias para a sua propriedade, como foi o caso da implantação de três peços para abastecer a lavoura.

Associatismo

O agrônomo Mário Nunes explica que a reunião inicial que mobilizou seu Sebastião e outros pequenos produtores do Povoado Poço Comprido também foi o ponto de partida para a articulação e sensibilização da comunidade em busca da criação de uma associação rural, iniciativa que facilita o acesso a políticas públicas e o escoamento das produções, gera mais renda para as famílias e amplia oportunidades de capacitação e obtenção de equipamentos de formento às atividades que não poderiam ser adquiridos de forma individual.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.