Startups e empreededores interessados têm uma oportunidade inédita de apresentar ideias e propostas para dar soluções e problemas da cadeia de produção de grãos. Tudo isso por meio do Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a cadeia de Grãos, resultado de uma parceria entre o Sebrae, a Embrapa e a ONU Meio Ambiente. As inscrições estão abertas para todo o país até o dia 16 de julho, por meio do link www.sebrae.com.br/desafioagrotech

Serão selecionadas até 20 propostas inovadoras, sendo até dez oportunidades de ideias de empreendedores e até dez voltadas para startups em operação ou tração. As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou identificação de oportunidades que tragam melhorias socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiência, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução de defensivos químicos, eficiência no uso de recursos hídricos, conservação do solo e soluções colaborativas.

“Um dos pontos centrais é o desafio de aprender a conservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que se investe e estimula ideias inovadoras sem causar prejuízo à cadeia de valor que envolve toda a produção de grão. O resultado é a redução do impacto ambiental e o aumento na competitividade do agronegócio de grãos brasileiro”, destaca a diretoria técnica do Sebrae, Heloísa Menezes. Já o diretor de Transferência de tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, ressalta a aproximação entre tecnologia e o setor rural: “O valor mais importante que vemos nesta ação é a oportunidade de aproximar a juventude a esse diálogo entre tecnologias digitais e a construção de soluções sustentáveis para a agricultura brasileira”.

Quem garantir o primeiro lugar na categoria startups ganhará o direito de participar de uma feira com foco em sustentabilidade, em Paris, na frança, em dezembro deste ano. já a vencedora na categoria de ideias ganhará a participação na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), a ser realizada em outubro em São Paulo.

“No âmbito da agenda 2030, estamos determinados a trabalhar para proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos recursos naturais e de medidas urgentes sobre a mudança climática – que traduzem o escopo do Objetivvo de Desenvolvimento Sustentável 12, desafio ambicioso, mas factível, que só pode ser alcançado se nos unirmos: Nações Unidas, governos, sociedade civil e sotor privado”, destacou regina Cavini, oficial de programa da ONU Meio Ambiente.

Todo o regulamento já está disponível e as inscrições, que são gratuitas, pelo Portal do Sebrae: www.sebrae.com.br/desafioagrotech

Juliana Miura (MTb 8570/99 -DF)
Secretaria de Comunicação da Embrapa e Sebrae
secom. imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 3448-1717

Mais informações sobre o tema
Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac

Fonte da notícia: Embrapa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.