Estado de Alagoas está inserido na segunda etapa do projeto com a participação de 1974 famílias de 21 município do Médio e Alto Sertão (Foto: Ascom/Emater)
Iniciativa irá beneficiar 1974 famílias do Sertão alagoano para garantir desenvolvimento e acesso a políticas públicas

Texto de Sãmia Laços

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, esteve em Aracaju, nos dias 19 e 20 de junho, junto à equipe técnica do órgão, para discutir a construção do plano de trabalho destinado ao atendimento de 1974 famílias de agricultores alagoanos englobadas pelo Projeto Dom Hélder.

Ações e metodologias para execução do projeto foram discutidas com os estados de Sergipe e bahia, que também estão contemplados, e com as equipes da Ag~encia nacional de Assitência Técnica e Extensão Rural (Anater) e da Secretaria Especial da Agricultura e doDesenvolvimento Agrário (Saed) do Governo Federal.

O projeto existe desde 2001 com o obtetivo de melhorar o acesso da população rural a políticas públicas e na geração de oportunidades de acesso a mercados, tendo como principal ação a oferta de assist~encia técnica permanente com foco nas necessidades identificadas em cada região.

O estado de Alagoas está inserido na segunda etapa do projeto com a participação de 1974 famílias de 21 municípios do Médio e Alto Sertão. Além dos municípios alagoanos, outros 108 municípios são atendidos pelo Dom Hélder nesta etapa.

De acordo com o presidente da Emater, Carlos Dias, o plano de ação irá beneficiar as famílias com assit~encia técnica e com recursos de fomento à produção destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

“A Emater vai fazer o papel de indutor desse processo de desenvolvimento em 21 municípios do Médio e Alto Sertão. Ao todo, o convênio vai disponibilizar R$ 2 milhões por ano, ao longo de três anos e teremos aproximadamente R$ 4,5 milhões, que serão destinados como repasse de recuso direto às famílias contemplatas para desenvolvimento da produção agrícola”, explicou o presidente.

A reunião de articulação também contou com a presença da superintendente de Assitência Técnica e Extensão Rural (Ater), Rita de cássia, da gerente de Ater, Graças Seixas, e do assessor executivo de Planejamento e Qualidade, Roncalli Araújo.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.