Entre os produtos vendidos, destaque para as tilápias vivas, curimã, tainha, surubim e mariscos (Foto:Ascom/Seagri)
Nesta 2º edição, realizada pela Seagri, foram comercializados 400 quilos de pescado

Texto de Ronaldo Lima

Consumidores do Município de Marechal Deodoro lotaram o mercado público nesta sexta-feira (10), durante a segunda edição da Feira do Peixe Vivo, uma iniciativa da Secretária da Agricultura (Seagri), em parceria com Sebrae/AL, Federação dos pescadores de Alagoas e Ideral.

Entre os produtos frescos para comercialização, destaque para a principal atração: tiláías vivas diretos do tanque-criatório, e ainda curimã, tainha e surubim. Os consumidores também tiveram a oportunidade de adquirir mariscos como sururu, massunim, camarão, além de filé de siri.

Ao todo, foram colocados à venda, aproximadamente, 400 quilos de peixes no mercado público municipal de marechal Deodoro, em barracas padronizadas, atraindo consumidores de diversas áreas do município.

O aposentado Gilberto Xavier, que visitou a feira do peixe Vivo pela primeira vez, aproveitou para comprar peixes e ainda levou para casa o filé de sirí e sururu para o cardápio da damília. “Uma iniciativa muito boa do Governo; a feira trouxe produtos de qualidade, com preços acesssíveis”.

Para o secretário da Agricultura, pecuária, pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a feira do peixe Vivo é uma grande oportunidade para os consumidores adquirirem produtos vivos e frescos, de boa qualidade nutricional. “A feira traz ganho tanto para os consumidores, quanto para os produtores de pescado, gerando mais renada para as famílias”, assegura o secretário.

Dona Zelma Silva, que vive do pescado há mais de 30 anos, afirma que a Feira do Peixe Vivo superou sua expectativa de vendas e seus produtos foram vendidos em pouco tempo. “Não esperava vender maus produtos em tão pouco tempo. vendi muito mais do que na feira tradicional do mercado”, comemora.

Para o presidente da colônia Z-6, de Marechal Deodoro, Jailson da Silva, a feira se transformou num bom negócio para os pescadores, que conseguiram vender seus produtos diretamente para os consumidores, a preços acessíveis.

“Pelo sucesso do evento, a nossa ideia é realizar uma edição por mês no município, dando oportunidade para os pescadores aumentarem a renda familiar”, garante Jaison.

Fonte: Agência Alagoas

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