Feira Agrária do Crédito Fundiario é uma promoção do Iteral e que chega agora a Chã Preta (Ascom)
Atividade é realizada pelo Iteral com o apoio da prefeitura e integra a celebração dos 55 anos de emacipação política do município

Texto de Helciane Angélica

Com o sucesso da feira Agrária do Crédito Fundiário no Sertão alagoano, chegou a vez do município de Chã Preta, localizado na região da zona da mata alagoano, sediar mais uma importante etapa. Será nos dias 8 e 9 de março, das 6h às 21h, no município de Chá Preta. A atividade é uma realização do Instituto de terra e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) com o apoio da prefeitura municipal.

Atualmente, são 248 assentados do crédito fundiário no estado acompanhados pelo Iteral. E de acordo com o diretor – presidente do instituto, jaime Silva as feiras agrárias buscam investir na agricultura familiar e fortalecer o escoamento da produção.

“O crédito fundiário é uma reforma agrária que deu certo, porque quando a terra é comprada o agricultor valoriza mais e se preocupa em produzir. A nossa proposta é realizar a feira agrária durante todo o ano e iremos percorrer todo o Estado. A participação do Governo de Alagoas garantirá que a produção chegue até o consumidor sem intermediários, porque essa interferência inviabiliza a produção de nossos agricultores e é revendido por preços altíssimos”, destacou Jaime Silva.

Nessa edição, estarão presentes agricultores dos assentamentos do crédito fundiário acompanhandos pelo Iteral localizados no próprio município: Santo Izidro (Vale do Paraibinha), Associação Comunitária Mundáu do Areia e Associações dos Trabalhadores na Agricultura de Chã Preta (Paraibinha). E ainda contará com a participação de convidados: E ainda contará com a participação de convidados: o Assentamento Serra Lisa (Pacavira), Associação Mundaú das Rosas, Assentamento Santa Fé, Grupos de Oportunidades Locais (GOLD) do programa Alagoas Cidadã e Associação Pedro teixeira.

Dentre os produtos comercializados estão macaxeira, bata doce, inhame, manga, bana, caju, laranja, jaca, coco, cana, farinha, feijão de corda, pimenta, doces caseiros, bolos, pé de moleque e mel; além de horticultura, ervas medicinais, mudas de árvores e artesanato local. Também contará com a apresentação de trio de forró pé de serra, rezadeiros e toadeiros, e ainda, um balcão de informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Cultura

“O nosso município está comemorando os 55 anos de emancipação política e temos como tema’Aprincesa dos montes abraça Alagoas nos seus 200 anos. teremos uma vasta programação e a feira Agrária só vem abrilhar o vice-prefeito Áureo Texeira.

A programação da 24ª festa da Cultura continuará nos dias 10 e 12 de março com o hasteamento dos pavilhões, salva de 21 tiros, cavalhada, corrida, missa solene em ação de graças, desfile cívico, 5ª calvagada feminina “Mulheres de gado”, apresentações folclóricas e show musical.

Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.