Solenidade tem início às 9:30 com passeio das Ciclolix na orla, que chega até a Multieventos/Ascom Semarh
Semarh apoia a ideia que incentiva a coeta seletiva de forma institucional

Texto de Nigel Santana, com assessoria Relix

O próximo domingo (8) é de celebração na orla de Maceió, mais precisamente na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara, quando o Projeto Relix que traz ações de sustentabilidade para Alagoas, se prepara para entregar bicicletas e catadores, exposição fotográfica e doação de incentivo à coleta seletiva. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua, neste contexto, com apoio institucional.

A colenidade tem início às 9h30 com passeio das Ciclolix na orla, que chega até a Multieventos. Ás 15h30, acontece a entrega de 30 bicicletas aos catadores, comandada pelo mestre de cerimônia, Gentilix, e o Batuquelix do Magote de Cabriolé. Às 16, a primeira apresentação do Espetaculix, que tem outra sessão às 19h. Toda essa celebração conta com patrocínio do Sesi-AL.

O Relix é um projeto multidisciplinar e orgânico, integrado com arte, música, teatro, fotografia, mobilidade, educação ambiental, redes sociais e direitos humanos. Suas ações se posicionam como um ponto de partida para repensarmos com os resíduos sólidos, não só no âmbito coletivo, mas no comportamento do indivíduo. Cada pessoa, comunidade ou indústria pode e deve ser sensibilizada para se integrar como agente de reestruturação.

Ciclolix

Em cada escola e indústria por onde passar, o relix também vai expor a Ciclolix, a Bicicleta coletora, com resíduo reciclado limpo, que levará o espectador a conhecer, refletir e criar uma nova e adequada consciência sobre a lei do Aterro Sanitário, sobre a importância dos catadores de lixo, sobre a reciclagem, sobre a logística reversa e, sobretudo, a urgente necessidade de redução do lixo gerado por cada indivíduo.

Cada instituição envolvida vai firmar um acordo de colaboração com a cooperativa de catadores mais próxima geograficamente para que o lixo tenha destinação adequada.

Serviço

Projeto Relix

130 apresentações em escolas públicas, indústrias, teatro e espaço público de Alagoas

Período: Até fevereito de 2017

Apoteose na Arena Multieventos, orla de Maceió: 8 de janeiro. Passeios ciclísticos com as Ciclolix, espétáculo na Orla (16h e 19h), exposição fotográfica e cerimônia de doação das 30 bicicletas coletoras

Idealização de Lina Rosa e Sérgio Xavier

Patrocínio do Sesi Alagoas. Apoio institucional da Semarh – Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.