Pequenos produtores rurais de diversos municípios alagoanos passam a contar com mais uma ferramenta para produção em meio à prolongada estiagem: os Kit irrigação (Adaílson Caheiros)
Serão 116 equipamentos, investimento de R$ 670 mil e que vão beneficiar famílias em dez municípios alagoanos

Texto de Ronaldo Lima

Os pequenos produtores rurais de diversos municípios alagoanos passam a contar com mais uma ferramenta para produção em meio à prolongada estiagem que afeta o Estado de Alagoas. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), vai distribuir 116 Kits de irrigação.

São ao todo, ciquenta Kits com 500 metros quadrados, 50 com 2.000 m² e 16 com e um hectare que serão distribuídos com assentados do crédito fundiário dos municípios de Palmeira dos Índios, Coité do Noia, Quebrangulo, Joaquim Gomes, Ibateguara, Chã Preta, Santana do Mundaú, Viçosa e Atalaia.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, os novos Kits que o Governo de Alagoas vai distribuir será de grande utilidade para os pequenos agricultores, dando oportunidade de dinamizar o processo produtivo em cada área plantada.

“Estamos dando continuidade a mais etapa da distribuição de kits de irrigação aos pequenos agricutores familiares, beneficiando centenas de famílias de várias regiões do Estado de Alagoas”, afirma Vasconcelos.

O superintendente de irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, Informa que cada kit de irrigação contém caixa d’água, moto bomba, filtro, fiação e tubulações com sistema de irrigação por microaspersão e por gotejamento, capazes de atender a áreas de até dois hectares.

Segundo ele, os kits de irrigação funcionam na modalidade de gotejamento por gravidade e a cada 30 centímetros, há um gotejador emissor que cria bulbos molhados na área das raízes.

A distribuição dos kits de irrigação faz parte de um convênio no valor de R$670 mil entre o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, e Secretaria Especial de Agricutura Familiar e Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.