Aves e mamíferos receberam anilhas e microchip, respectivamente, e foram soltos em uma área de vegetação nativa (Fotos: Klaus Roger)
Técnicos do IMA e do Ibama realizaram a soltura dos mamíferos e aves na manhã desta sexta-feira (14)

Texto de Clarice Maia

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos naturais Renováveis (ibama) em Alagoas iniciaram o transporte, já nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (14), de 82 espécimes de animais silvestres a serem reitroduzidos na natureza.

Os animais estavam em observação e recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e foram levados para uma área com fragmento preservado de vegetação nativa para serem soltos.

Apesar de todos os esforços no sentido de sensibilizar a população para não capturar u matar esses animais, o local exato da soltura não é divulgado pelas equipes por causa da ação de pessoas que ainda praticam a caça ou a comercialização ilegal.

Segundo a médica veterinária Ana Cecília Lopes, consultora ambiental do IMA, foram soltos 19 mamíferos, sendo 10 quatis, cinco raposas, duas preguiças, um tamanduá-mirim e um papa-mel, além de 63 passeriformes”.

Todos os animais foram apreendidos durante ações de fiscalização por estarem sendo mantidos em cativeiro. Algumas das aves foram apreendidas durante a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro.

Ana Cecília Lopes explicou que todo os animais estavam em boas condições para soltura. “Todas as aves receberam anilhas e os mamíferos microchips”, que permitem a identificação caso sejam apreendidos ou avistados novamente.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.