Siga Emater gera e agiliza o acesso às informações sobre a agricultura familiar e as atividades de assistência técnica e extensão rural em Alagoas

O Sistema de gerenciamento de Informação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siga Emater), elaborado e executado pelo Instituto de Inovação para o desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), foi apresentado nesta semana, durante seminário realizado pela Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em Brasília.

A explanação sobre o funcionamento do Siga Emater foi feita pelo diretor – presidente do órgão, carlos Dias, que esteve acompanhando do assesor de Planejamento e Qualidade, Roncalli Araujo, e do analista de Sistemas da Emater, Marival Santos. Na reunião também estiveram presentes dirigentes de todas as empresas de extensão rural do país.

Carlos Dias explicou a importância do seminário e a oportunidade de apresentar o Siga Emater.

“Aproveitamos este evento para discutirmos indicadores de resultados e desempenhos em relação à assistência técnica e extensão rural com os demais institutos de inovação do Brasil, visando à identificação de apontadores comuns para construção de um mapa nacional. Vale destacar que apenas seis estados do Brasil possuem o sistema. A Emater-AL está implantando a sua. E, com isso disponibilizaremos informações para os estados que ainda não possuem o sistema, informações sobre como ele é feito e a importância que ele tem para o desenvolvimento do trabalho dos técnicos com o homem do campo”, destacou o diretor-presidente.

Implantado para gerar e agilizar o acesso às informações sobre agricultura familiar e as atividades de assistência técnica e extensão rural, o Siga Emater vem se desenvolvendo. Além da facilidade de acesso, o sistema, que pode ser abastecido também em off-line, fornece informações atualizadas em tempo real e precisas.

Fonte: Agência Alagoas

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