Alagoas foi selecionado no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração, que prevê um monitoramento de pelo menos quatro anos

Texto de Naísia Xavier, com assesoria

Situada na costa nordestina entre Pernambuco e Alagoas, a Área de proteção Ambiental Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil. A APA abrange cerca de 120 km de praias, recifes de corais e manguezais.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) assumiu o compromisso de ser uma das financiadoras de um projeto de pesquisa inédito, o mais ambicioso e sistemático concebido para a região até hoje, por meio de uma chamada pública voltada à longa Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), em parceria com o conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes e o British Council.

Até 2020, R$1 milhão deve ser investido no projeto de pesquisa capitaneado pela Universidade federal de Alagoas (Ufal), envolvedo 52 pesquisadores e diversas instituições parceiras, federais e internacionais. O aporte do Governo de Alagoas, por meio da Fapeal, será de R$200 mil, em quatro anos.

Uma das participantes é a professora Ana Cláudia Machado, docente da Ufal e doutora em Ecologia de Ecossistemas e Biogeografia pela Universidade de Oxford, na inglaterra.

Ela explica que o objetivo macro do projeto é “suprir dados e informações que apoiem a gestão da APA Costa dos Corais”, tornado possível pensar os desafios que envolvem questões como a atividade pesqueira e ecoturismo, na busca por respostas que garantam a sustentabilidade ecológica em suas relações com a sustentabilidade socioeconômica e cultural.

O diretor executivo de CT&I da Fapeal, João Vicente Lima, explica que o PELD está em sintonia com um programa internacional para pesquisa e monitoramento de grandes patrimônios ecológicos mundo afora. “Então, o Brasil entrou nesta grande rede mundial com o comprometimento de cuidar dos seus sítios ecológicos complexos”, observa.

O gestor explica ainda que os editais lançados pelo CNPq em parceria com as FAPs são o meio de operacionalizar este grande objetivo: “A Fapeal entra com confinanciadora e facilitadora local. Um estado com tantas riquezas naturais e acológicas como Alagoas não poderia ficar de fora”, observa.

Ela ainda acrescenta que o grupo de pesquisa da Ufal teve que passar por um filtro duro, numa competição baseada estritamente no mérito. O projeto coordenado pelos professores Richard Ladle e nidia Fabré concorreu com 168 propostas e obteve nota de 9.6, ficando na 18ª posição entre os 32 aprovados.

“Agora, a gente tem a satisfação de dizer que Alagoas tem um grupo de pesquisa de alto nível nesse campo, que vai fazer ações com o incentivo da Fapeal, em um arranjo muito celebrado pelas agências federais de apoio à pesquisa. isso realmente é uma grande novidade para nós”, comemora o professor João Vicente.

Fonte: Agência Alagoas

Fotos: Willams Fagner / Área de proteção Ambiental Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.