O órgão ambiental divulga, nesta sexta-feira (02), as condições de 61 trechos de praias na costa de Alagoas

Texto de Clarice Maia

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meios Ambiente (IMA) divulga, nesta sexta-feita (02), as condições de banho em 61 trechos de praias da costa alagoano. Na manhã do mesmo dia, técnicos do órgão assistiram a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve como tema principal o documento produzido pelo órgão ambiental.

Intitulado Análise Crítica da Balneabilidade do Litoral de Alagoas, o trabalho foi produzido pela estudante Bárbara Karoline Soares Fernandes Dias e considerou os resultados durante o ano de 2015.

Atualmente mestranda do curso de Tecnologia Ambiental pela Universidade ferderal de Perbambuco (UFPE), a estudante conta que “durante intercâmbio já realizava um estudo na área de balneabilidade. Decidi abordar o tema no TCC para contribuir em melhorias para o Estado”.

Ela ressalta que “o crescimento evidente do turismo e da população em Alagoas mostra que é necessário o trabalho da divulgação da balneabilidade para saúde pública”. E ainda explica ter notado “que são necessárias intervenções no Estado. A balneabilidade de maceió tem apresentado índices ruins constantes, a divulgação é importante sobre a situação e cobrar melhorias.

No relatório divulgado nesta sexta-feita, foram identificados 13 locais considerados impróprios e 48 que podem ser utilizados pelos banhistas. As amostras foram coletadas nos dias 28 e 29 de novembro, quando não houve registro de chuvas.

As análises são realizadas conforme o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do meio Ambiente (Conama). A classificação quanto a própria e imprópria é definida com a verificação da quantidade encontrada da bactéria Escherichia coli (E. coli), considerada patógeno, ou transmissora de doenças.

Os resultados mostram que entre os 21 pontos analisados em Maceió, três estão considerados impróprios para banho. Já no Litoral Norte, foram verificados outros 19 trechos e cinco ~são indicados ao banhistas. No Litoral Sul, dos 21 pontos verificados, cinco estão impróprios.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.