Unidade Demostrativa de Citrus foi implantada pela Emater, em 2012/Foto Ascom Emater- AL
Expectativa é receber de 30 a 40 agricultores dos povoados de retiro, Boca da Mata, Mingota e Santa Helena, São Luiz do Quitunde
Texto de Vinícius Rocha

Agricultores do municípios de São Luiz do Quitunde farão uma visita técnica à Unidade demostrativa de Citrus, nos dias 6 e 7 deste mês – sexta e sábado -, dentro das atividades do Governo Presente, na região Norte do Estado.

A unidade Demonstrativa de Citrus foi implantada pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sistentável de Alagoas (Emater-AL) em parceria com Programa de arranjos Produtivos Locais (PAPL), em 2012, na propriedade do agricultor do agricultor Antônio Rosendo, na comunidade de Santa Helena.
De acordo com o gerente regional da Emater na grande Mata Alagoana, Moisés Leandro, a expectativa é receber de 30 a 40 agricultores dos povoados de retiro, boca da mata, mingota e Santa helena, todas localizadas em São Luiz do Quitunte.
“Nosso objetivo é dar visibilidade ao trabalho que a Emater vem realizando na região, destacando a fruticultura como atividade viável, em relação ao declínio da cana-de-açúcar, principal atividade empregatícia, mas que vem tendo uma queda muito grande e provocando demissões”, explica o gestor.
Ainda segundo Moisés Leandro, a fruticultura é uma atividade que pode somar na receita do agricultor familiar, mas, para isso, é preciso que seja ampliada com a estruturação da cadeia produtiva.
“A Emater, com a prestação de assistência técnica, é uma parte do trabalho, mas, para se mostrar viável de fato, tem que se estruturar uma cadeia produtiva que tenha participação dos bancos e outros agentes. É possível que a fruticultura se consolide como uma opção para minimizar o desemprego e ainda aproveitar terras ociosas, gerando renda e qualidade de vida em São Luiz do Quitunde e nas cidades próximas”, afirma, Moisés Lenadro.
Fonte: Agência Alagoas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.