Voltando a vida no campo! Diário do campo. Parte 3:

Bom, estamos aqui de novo na Fazenda Anum. Dessa vez não fiz muito esforço com trabalhos pesados, pois, da última vez que estive aqui acabei tendo uma lesão na região muscular da coluna por conta do tipo de esforço que fiz durante as semanas que estive aqui.

A novidade da fazenda agora é o novo integrante do Anum. É um cavalo da raça quarto-de milha que meu irmão adquiriu. É um cavalo bonito e bem manso. Ainda estamos nos familiarizando com a criação de equinos. Aqui não tem pasto adequado para o cavalo comer, só tem capim braquiária que é para bovino (cavalo não como esse tipo de capim). Estamos dando apenas farelo e mel de açúcar por enquanto.

Antes de vim para cá, liguei para algumas empresas de agropecuária que vende sementes de capim específico para criação de cavalo. Encontrei dois tipos de capim que variam de preço entre 300 a 600 reais o saco de 10 kg e 15kg. De acordo com o vendedor, um saco desse dá para plantar uma região com área de 1 he. A época de plantar capim está chegando, pois o período de chuva aqui na região da Zona da Mata Alagoana está próximo. Achei caro o preço da semente, mas vamos pesquisar…

Foto dele… Meu irmão colocou o nome dele de Joaquim em homenagem ao nosso bisavô que é o fundador da cidade de Joaquim Gomes em Alagoas. Ele era major da guarda nacional, pertencia ao grupo hermetista ( do militar e político que foi presidente do Brasil Hermes da Fonseca). Minha mãe está chamando ele de “quinca” foi as ´pessoas o chamavam carinhosamente de seu Quinca.

Foto do Joaquim “Quinca” Foto: David Gomes Jatobá

Ontem, tentei pescar aqui perto no brejo com vara de bambu e isca de minhoca pegado na hora no solo úmido. Mas a pescaria foi sem sucesso 0 de peixes. Aqui tem umas “piabinhas” e outros peixes que ainda não sei a espécie. Quando encontrar eles, vou tirar fotos e tentar identificar.

Outro, trabalho que fiz foi incrementar a compostagem que fiz com um caldo de esterco bovino que colhi no pasto.

Compostagem: camadas de sedimento, capim e esterco.



Domingo, fiz uma atividade de microbiologia da faculdade de Zootecnia que tinha que entregar essa semana, hoje jaja tenho aula de Bioquímica e Sociologia Rural. Uma observação é que a maioria dessa matérias que estou pagando no começo do curso de Zootecnia eu já paguei no curso de Agronomia. Estou pagando tudo de novo…

Atividade que fiz no domingo de microbiologia.

Eu tinha que fazer uma edição na cartilha da disciplina de ACE1. Mas, acabei só abrindo o arquivo que está no formato do Adobe Illustrator e não fiz as edições.

Faltou fazer isso…Mas ainda dá tempo quando chegar em Maceió.

Outra coisa que chama atenção por aqui, é uns insetos que estão aparecendo por aqui. Pelo que pesquisei, o nome científico desse inseto é Cyclocephala lurida. Ele parece um tipo de inseto chamado coró. Quando chega a noite, se tiver luz acessa esses insetos chegam de montão e ficam perambulando pela região. Algumas pessoas que moram na região estão relatando do incômodo desse tipo de inseto. Pois, é só deixar a luz ligada de noite que eles aparecem.

Foto dele:

tudo indica que é Cyclocephala lurida mas entrei em contato com um Doutor em Entomologia da Embrapa para saber se é esse inseto mesmo.

Aqui tem muito insetos, nas verdade a biodiversidade de animais dessa região está bem preservada. Existe muitos pássaros que nunca tinha visto na minha vida. Até tamanduá mirim a gente já encontrou aqui…

Esse inseto é o Chalcolepidios Zonatus

Outra coisa que vou fazer, é a coleta de água no poço que fizemos. A água está com um odor forte e não sabemos o motivo desse cheiro. Outra coisa que observamos é que a água sai no poço transparente, mas depois de algumas horas ele muda para uma cor amarelada.

No começo do ano eu fiz duas análises dessa água com reagentes químicos de utilização criação de peixes. e deu um pH mais que 7, ou seja levemente alcalino e na outra análise que fiz foi a de ferro que deu um teor moderado de ferro na água.

Ontem preparei os vasilhames que busquei na empresa central Analítica que fica no bairro do Jaraguá em Maceió e já fiz as anotações e coloquei nos vasilhames.

vasilhames de coleta de água para fazer análise físico-qu´ímica e colicormes fecais.

Bom pessoal, que estiver lendo aqui esse blog espero que gostem!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.