Texto crítico sobre o uso de tecnologias no ambiente agrícola

Hoje, é de fundamental importância o conhecimento teórico e prático de ferramentas que abrangem diversos tipos de tecnologias.  Diferentemente como algumas décadas atrás, o homem do campo ou o produtor rural está cada vez mais utilizando tecnologias que facilitam o dia dia no campo para gerenciar suas atividades.            

Os tipos de tecnologias são diversas, vai desde smartphones, que utilizando o whatsapp e redes sociais, até computadores com variados tipos de softwares para coletar, analisar, gerenciar e interpretar dados e informações da produção e comercialização.

Infelizmente, uma das grandes queixas atuais dos produtores rurais, é a péssima qualidade de conexão de internet em ambientes rurais, ou seja, fora do perímetro urbano. Atualmente, a internet é indispensável para qualquer tipo de progresso relacionada a tecnologias de comunicação, monitoramento e gerenciamento da produção agrícola.

A informática na agropecuária é importantíssima, para um bom planejamento e administração de uma fazenda ou atividades relacionadas a agropecuária. Softwares,  como o Word e Excel é tão importante que deve fazer parte da bagagem de qualquer profissional ligada a produção rural. Um das ferramentas mais utilizadas, em fazendas e empresas ligadas ao agronegócio é o Excel e o Word. Os dois softwares são muito úteis, pois facilitam o trabalho, tanto na elaboração de textos diversos quanto em cálculos mais precisos.

Como já foi abordado de maneira simples nesse texto, as tecnologias ligadas a comunicação é algo que veio para fazer parte do convívio humano, ou seja, quase que indispensável. Aplicativos como o Whatsapp, Telegram, Instagram, Youtube, dentre outros, oferecem uma comunicação instantânea e de baixo custo para qualquer parte do planeta. Isso é muito relevante, visto que há algumas décadas atrás, a comunicação se limitava a chamadas de telefone – telefone e eram cobradas altas taxas pelas empresas de telefonia. Atualmente, as redes sociais pode ser uma ponte para os produtores rurais, agricultores, pecuaristas, ou qualquer ramo ligado a produção rural. Tais ferramentas, oferecem a oportunidade de comunicar-se com seus clientes, técnicos, parceiros e amigos e isso consequentemente facilita na produção como um todo.

Os ambientes inteligentes pode ser algo muito popular daqui a alguns anos, com a vinda da tecnologia 5G, grandes projetos vem sendo aplicados  para quase que todos os ramos da vida humana. Isso demonstra a  importância da conectividade na sociedade 5.0, caracterizada pela automação e robotização.

A automação e robotização já é uma realidade em muitas propriedades rurais pelo Brasil e mundo a fora. Um grande exemplo é mecanização agrícola atuando em automação e vinculada a diversas tecnologias, uma delas é a tecnologia GPS, onde é possível fazer todo um trabalho de campo com alta precisão. Outra ferramenta de imensa importância é a utilização de drones para o levantamento topográfico, análise e mapeamento de plantações onde o drone utiliza diversos tipos de sensores que detectam anomalias nas  plantações, possíveis falhas de fertilidade do solo, locais prejudicados pela ação de pragas, etc…

Os sistemas autónomos já vem sendo muito empregados em empresas rurais, onde a partir de um smartphone ou computador com conexão de internet. O monitoramento das fazendas em diversos aspectos via online (utilizando câmeras e sensores) é de fato uma evolução nas empresas agrícolas. Pois é possível ficar por dentro de quase tudo de maneira virtual nos procedimentos da fazenda. Exemplos de sistemas autónomos: coleta de dados de agrometeorologia (clima), irrigação automatizada e colheitas mecanizadas.

As tecnologias ligada a WEB já é um fato consumado hoje em dia, quase tudo está conectado a um site ou aplicativo, o mesmo é hospedado em um ambiente  que garante segurança. Os bancos de dados são importantes, pois fazem parte de praticamente todos projetos ligado a WEB. Um exemplo dessa tecnologia é os sites de notícias e sites que garantem acesso remoto as tecnologias empregadas nas fazendas.

Na atualidade, a bioinformática e a biotecnologia estão andando de mãos juntas, com o advento da era Genômica e Proteômica, o uso de tecnologias computacionais é indispensável para elaborar modelos a nível atômico. Técnicas avançadíssimas como o CRISPR e o PCR (Reação em cadeia da polimerase) é necessário o uso de computadores e softwares para projetar  e  elaborar procedimentos de alteração genéticas de plantas e animais. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.