REFLEXÃO: sobre o consumo de carne feita em laboratório, demanda de alimentos até 2050, e a influência da publicidade para gerir novos hábitos de consumo

? Semana passada, a imprensa e as redes sociais entraram em ebulição por conta da chamada publicitária da empresa de cerveja a Heineken, onde a mesma, divulgou o dia mundial sem carne. A mesma cerveja que possivelmente você toma acompanhada de um bom churrasco.

Mas vamos parar um pouco para refletir na conjuntura mundial… A demanda de alimentos deve ser muito alta até o ano de 2050, pois, a população mundial pode chegar a 10 bilhões de pessoas. Para isso, o consumo de carne de origem animal deve aumentar demasiadamente. Será que as empresas de biotecnologia já estão vendo o potencial no mercado de carne feita em laboratório (carne sem abate de animais)? Será que o público alvo é atingir os vegetarianos? Para isso é necessário uma grande mudança na forma de pensar dos humanos? E a publicidade é uma ferramenta que pode moldar comportamentos humanos em grande escala?

Um exemplo já em operação, e o consumo de carne de laboratório na Singapura. Outros países, podem até ter medidas de restrições para esse tipo de consumo, visto que, o ecológico e a tecnologia entra conflito. Pois, o que está em jogo é muita coisa. Exemplo: tem gente que não como carne de origem animal porque não gosta de saber que os animais são abatidos e outros podem dizer que os puns dos bois contribui para o efeito estufa.

Mas será que é ecológico produzir carne feita em laboratório? Visto que não é algo natural e de fato, esse processo industrial não se relaciona com o equilíbrio natural da natureza.

O fato é que, do meu ponto de vista, uma carne de boi que foi de origem de pastagem (maioria do gado brasileiro é oriunda de pastagens) é muito mais saudável que qualquer tipo de carne feita em laboratório.

Mas existe muitos nichos no mercado, e por isso, acredito que o consumo de carne feita em laboratório não irá impactar o setor da pecuária.

Para quem quiser ler a notícia sobre o consumo de carne feita em laboratório na Singapura o link está logo abaixo.

Essa notícia estampada na imagem é de 3 de Dezembro de 2020 feita pela CNN
Link: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/12/03/singapura-se-torna-o-primeiro-pais-a-aprovar-carne-cultivada-em-laborator

carne #carnedelaboratorio #biotecnologia #carneartificial

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.