Desafios da agricultura: população agrícola envelhecida e como isso está impactando o sistema agrícola

Hora ou outra, o YouTube recomenda uns anúncios que são até bastante relevantes, se não for para comprar, pelo menos serve para sugerir algum conteúdo. Um desses anúncios que recebir foi de uma empresa chamada Red Hat. Uma empresa de tecnologia ligada  ao sistema  operacional Linux e que também está trabalhando para diversos setores que precisam de algum tipo de tecnologia. Um desses ramos que a Red Hat está trabalhando é no setor agrícola.

Fiquei curioso pela chamada publicitária e fui pesquisar um pouco no que a empresa está trabalhando no ramo agrícola. Em um texto do site oficial da empresa, logo de cara, uma frase chamou muito minha atenção. A frase foi essa ” Uma população agrícola envelhecida e em declínio e as condições ambientais em rápida mudança estão impactando o sistema agrícola – e esse sistema está para mudar.”

Sobre a empresa relatar “uma população agrícola envelhecida e em declínio” achei bastante interessante. De fato, pode-se observar esse fenômeno no mundo todo. Mas em contrapondo, a nova maneira de lidar com agricultura vem sendo encarada por alguns jovens de maneira diferente. Uma geração que está inserida em meios de comunicação totalmente diferentes das épocas passadas, tecnologias diferentes sendo utilizadas, e um mundo em constantes mudanças sociais, vem proporcionando uma acerelação dos meios de produção.

Uma das mudanças é mudar o foco da agricultura rural para a agricultura urbana. Um termo chamado de “Farming the Future”. Um tipo de colaboração por meio de trabalhadores rurais, educadores, pesquisadores, lobistas, ativistas, organizações e financiadores, que se dedicam a transformar o sistema alimentar industrial atual.

A interação desses agentes geradores de mudanças, pode fazer a diferença na nova pespectiva de encarar os DESAFIOS DA AGRICULTURA DO FUTURO.

O uso de métodos modernos como agricultura vertical, utilizando hidroponia, aquapônia, robótica, luz artificial, sensores de solo e atmosfera pode ser uma tendência que veio para fazer parte do convívio urbano em grande parte das grandes e médias cidades no mundo todo.

Não se trata de um tipo de hobby, mas sim, um tipo de comportamento e instinto humano que muitas possoas carregam em seu “DNA”.

A produção de alimentos sempre foi para humanidade uma questão de sobrevivência, e se pensarmos de maneira coletiva, podemos enfrentar grandes desafios que podem vir no futuro. 

Na minha linha de pensamento, acredito que devemos acolher muitos tipos de tendências que visam garantir a sobrevivência da espécie e aproveitar os frutos da terra.

O uso de tecnologias que podem fazer parte da agricultura no futuro não menospreza os outros tipos de tendências que abordam uma agricultura mais “sustentável e ligada a conscientização ambiental” Exemplo da agroecologia, permacultura, agricultura sintrópica, agricultura biodinânima etc…

Eu sou curioso e entusiasta para ver todas elas em operação!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.